Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31017
Título: Geometria no disco unitário: O que Euclides poderia ter feito com um punhado de paralelas
Autor(es): Alves, Cleyson de Medeiros
Palavras-chave: Geometria Hiperbólica
Disco de Poincaré
Quadratura do círculo
Teorema de Pitágoras
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: No decorrer de nosso estudo de Geometria Hiperbólica (GH), concentramo-nos na análise da quadratriz de Hipias. Essa curva desempenhou um papel significativo na busca por soluções para o problema da quadratura do círculo. Nosso principal objetivo era compreender e abordar esse desafio matemático, para o qual conseguimos oferecer uma solução ao explorar a GH. Mergulhando mais profundamente nessa nova geometria, também dedicamos atenção a que configuração assumiria nela o teorema de Pitágoras. A versão desse teorema na GH enriqueceu nossa compreensão das relações entre os elementos geométrico nesse ambiente não euclidiano. Trabalhamos no modelo proposto pelo matemático Jules Henri Poincaré para a GH. Esse modelo, denominado Disco de Poincaré, nos permite investigar as propriedades e comportamentos dos objetos dessa geometria.
Descrição: ALVES, C. M. Geometria no disco unitário : O que Euclides poderia ter feito com um punhado de paralelas. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31017
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cleyson de Medeiros AlvesTCC - Cleyson de Medeiros Alves4.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito278.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.