Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31020
Título: A Matemática Contra a Peste: Uma Introdução ao Modelo SIR
Autor(es): Oliveira, Matheus Dantas de
Palavras-chave: Modelo SIR
Equações Diferenciais
Doenças Infecciosas
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma modelagem de epidemias, focando em doenças nas quais a recuperação confere imunidade ao indivíduo. O modelo SIR, proposto por Kermack e McKendrick em 1927, é fundamentalmente baseado em equações diferenciais, destacando-se por sua aplicação na compreensão quantitativa da dinâmica de propagação de doenças infecciosas. Tal modelo é analisado em tempo contínuo, com algumas especificidades, como consideração de dinâmica vital e a presença de vacinação constante. Nosso objetivo é fornecer uma compreensão da dinâmica do modelo, apresentando resultados significativos, incluindo a análise de pontos de equilíbrio no sistema SIR e as condições necessárias para a propagação de doenças infecciosas.
Descrição: OLIVEIRA, M. D. A Matemática Contra a Peste: Uma Introdução ao Modelo SIR. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31020
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Dantas de OliveiraTCC - Matheus Dantas de Oliveira5.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito476.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.