Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francieude Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-02-26T12:42:42Z-
dc.date.available2024-02-26T12:42:42Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31025-
dc.descriptionSOUZA, F. O. Esclarecendo o “Greenwashing”: uma bibliometria sobre sua relevância na área de marketing. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023pt_BR
dc.description.abstractA temática referente à sustentabilidade tem sido objeto de amplas discussões em escala global, acompanhada do crescente interesse de organizações e consumidores em adotar práticas ambientalmente responsáveis. Diante disso, algumas empresas têm buscado se apresentar como sustentáveis, recorrendo a estratégias enganosas de marketing, com o objetivo de promoverem-se de maneira ecológica, esse comportamento vem sendo denominado "greenwashing" (lavagem verde). A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi mapear as principais publicações do greenwashing na área de Marketing. Para tanto, foram analisados artigos científicos disponíveis na plataforma Web of Science (WoS), sem intervalo de tempo, buscando, além de um mapeamento da área, discutir as implicações do greenwashing e do marketing sustentável para o campo de estudo e para a sociedade, buscando como resultado a proposição de uma agenda de pesquisa. Para realizar a análise bibliométrica, foi pesquisado o termo “greenwashing” AND “Marketing”em todas as coleções da WoS no campo tópico. Logo em seguida, os dados foram lançados no software VOSviewer para posterior análises. A partir da exploração dos dados foi possível perceber um grande número de publicações até o momento, o crescimento exponencial do tema em várias áreas de conhecimento, autores que mais discutem a temática, além dos países que mais pesquisam sobre o assunto. Dessa forma, a relevância dos estudos vem ganhando notoriedade, e como mostra o crescente número de artigos publicados na plataforma Web of Science, o termo é amplamente utilizado em diferentes contextos, como o acadêmico, o social e o gerencial. Ao final, uma agenda de pesquisa é apresentada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Bruna Cordeiro de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectPublicidade enganosapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEsclarecendo o “Greenwashing”: uma bibliometria sobre sua relevância na área de marketingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francieude Oliveira de SouzaTCC - Francieude Oliveira de Souza1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito302.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.