Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31054
Título: História da matemática (HdM) como proposta: um mapeamento bibliométrico da produções brasileiras (2012 - 2022)
Autor(es): Oliveira, Alberto Vicente de
Palavras-chave: Educação Matemática
História da Matemática
Ensino
Proposta didática
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Parece que há um consenso científico por pesquisadores em Educação Matemática sobre a utilização da História da Matemática (HdM) no ensino da Matemática escolar (BOYER, 1974) (MENDES, 2009) (MATTHEWS, 1995). No Brasil, o uso da HdM em sala de aula é indicado nos documentos oficiais como uma tendência importante e necessária no sentido de estabelecer a contextualização do/no ensino, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (BRASIL, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). No entanto, durante o curso do componente de HdM 2022.1 na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a turma inquietou-se com a quantidade ingênua de produções acadêmicas (monografias, dissertações, teses, etc.) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD no que tange a HdM na perspectiva do ensino. Nesse sentido, com o objetivo de mapear as produções já desenvolvidas, investigou-se, através de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, as produções acadêmicas durante 11 anos (2012-2022) depositadas na BDTD; onde, com a busca ativa dos descritores (i) História da Matemática, (ii) Recursos Didáticos e (iii) Educação Básica, localizou-se 103 produções as quais, estabelecidos os critérios de inclusão/exclusão, foram selecionados 04 produções que tinham mais aderência ao objeto de pesquisa (3,9%). Os resultados indicam que desde 2015 os trabalhos voltados para HdM tem apresentado mais visibilidade, sobretudo enquanto proposta metodológica relacionada a uma Tendência da Educação Matemática – TEM. Há um destaque para o estado de São Paulo por meio da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) que representa aproximadamente 25% das produções nacionais. Entre os trabalhos mapeados, na análise por redes sociais das palavras-chaves via Software NodeXL Excel Template, há uma ênfase à Formação de Professores e a Geometria, com grau de centralidade 7 e 5 respectivamente. Percebe-se que, apesar de representativas, as produções ainda são reduzidas quantitativamente e apresentam lacunas que precisam ser discutidas com mais profundidade teórico-metodológicas, tais como, as inferências em conteúdos específicos da Matemática, o trabalho interdisciplinar e a disseminação da HdM como construção humana.
Descrição: OLIVEIRA, A. V. História da matemática (HdM) como proposta: um mapeamento bibliométrico das produções brasileiras (2012 - 2022). 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31054
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alberto Vicente de OliveiraTCC - Alberto Vicente de Oliveira489.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito163.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.