Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31055
Título: Do lúdico ao abstrato: uma possibilidade de construção do conceito de números primos
Autor(es): Soares, Aldesandra Vieira
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Jogo matemático
Ensino e aprendizagem
Números primos
Data do documento: 6-Dez-2023
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e descrever o jogo Caça aos primos, como forma de agregar conhecimentos importantes na discussão em sala de aula sobre números primos. Esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa descritiva de metodologia de ensino. A motivação esse jogo Caça aos Primos como objeto de estudo vem das seguintes razões, todas ligadas à nossa prática docente: nossa concepção de ensino-aprendizagem de Matemática, a busca pelo desenvolvimento do raciocínio lógico, a importância da aprendizagem ativa e a necessidade de motivação na aprendizagem. Analisamos também uma proposta de investigação em sala de aula com a busca por uma estratégia vencedora para esse jogo. A partir da nossa análise, concluímos que o jogo Caça aos primos pode ser uma ferramenta valiosa que pode ser utilizada de maneira eficaz para introduzir e sedimentar o conceito de números primos nos estudantes dos 6° e 7° anos do ensino fundamental.
Descrição: SOARES, A. V. Do lúdico ao abstrato: uma possibilidade de construção do conceito de números primos. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31055
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aldesandra Vieira SoaresTCC - Aldesandra Vieira Soares267.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito86.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.