Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31058
Título: Uma proposta de detalhamento de teste de usabilidade na metodologia ágil Easyprocess - 2023
Autor(es): Nascimento, Felipe Dantas do
Palavras-chave: Metodologias ágeis
Desenvolvimento
Usabilidade
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O presente estudo propõe um aprimoramento na metodologia ágil easyProcess, mais especificamente na integração de testes de usabilidade. Embora a easyProcess seja reconhecida por sua eficiência no desenvolvimento de software, a falta de diretrizes claras para a incorporação efetiva de testes de usabilidade representa uma limitação. O foco da pesquisa é responder à indagação sobre a viabilidade de agregar um processo de detalhamento de teste de usabilidade à EasyProcess. O objetivo principal é melhorar a etapa na metodologia, através do detalhamento nos testes de usabilidade. Para alcançar tal propósito, foi criado o sistema "Meu Estoque", e o processo de testes, baseado na abordagem de Barbosa et al. (2021), foi aplicado, seguindo as etapas de preparação, coleta, interpretação, consolidação e relato dos resultados. Os resultados indicam a possibilidade de inserção dos passos propostos na metodologia, resultando em melhorias na aplicação da usabilidade em sistemas desenvolvidos com a easyProcess.
Descrição: NASCIMENTO, F. D. Uma proposta de detalhamento de teste de usabilidade na metodologia ágil Easyprocess. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31058
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe Dantas do NascimentoTCC - Felipe Dantas do Nascimento3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito488.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.