Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31061
Título: Utilização de aprendizado de máquina no diagnóstico de câncer de mama: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Militao, Haline Cartaxo
Palavras-chave: Inteligência artificial
Aprendizado de Máquina
Diagnóstico
Tratamento de saúde
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: A inteligência artificial (IA) representa um campo da ciência da computação que simula os processos cognitivos humanos, incluindo a capacidade de aprender e armazenar conhecimento. Atualmente, na área da medicina, a IA está sendo utilizada para aprimorar o diagnóstico, prognóstico e tratamento em várias especialidades, oferecendo inúmeros benefícios para a saúde humana. Essa aplicação da IA possibilita uma maior precisão na previsão da progressão das doenças, melhora o desempenho dos tratamentos e reduz os riscos para os pacientes. O propósito deste estudo consistiu em coletar artigos por meio de uma revisão integrativa, utilizando elementos da metodologia PRISMA, os quais foram obtidos em bases de dados como IEEE Xplore, PubMed e Scopus, com o intuito de evidenciar o uso da inteligência artificial na medicina voltado para o câncer de mama. Assim, este trabalho demonstra que o aprendizado de máquina (machine learning) apresenta um caminho para aprimorar a precisão e a confiabilidade das modalidades de diagnóstico, contribuindo de forma significativa para alcançar o objetivo da medicina de precisão.
Descrição: MILITAO, H. C. Utilização de aprendizado de máquina no diagnóstico de câncer de mama: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31061
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Haline Cartaxo MilitaoTCC - Haline Cartaxo Militao517.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito257.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.