Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31064
Título: Revisão Integrativa da Literatura: Heurística de usabilidade para jogos sérios com foco na medicina
Autor(es): Furtado, Sarah de Araujo Quintino
Palavras-chave: Heurísticas de usabilidade
Jogos sérios
Desenvolvimento de jogos
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: Os jogos sérios são especificamente uma categoria de jogos desenvolvida para proporcionar treinamento, educação e influência em comportamentos por meio da simulação de situações do dia a dia. Na área médica, esses jogos desempenham um papel significativo como ferramentas de reabilitação, tratamento de doenças, treinamento e simulação. Contudo, para que esses jogos cumpram efetivamente sua função é crucial garantir uma usabilidade específica. A utilização de heurísticas surge como uma abordagem para avaliar a usabilidade de sistemas interativos. O objetivo desta pesquisa é conduzir uma revisão integrativa da literatura focada na análise da aplicação de heurísticas de usabilidade em jogos sérios utilizados na medicina. A metodologia empregada consiste em uma revisão integrativa da literatura sobre artigos de pesquisa publicados, com foco no tema, utilizando o método PRISMA. Os resultados obtidos fornecem informações valiosas, permitindo que os desenvolvedores se baseiem em recomendações respaldadas por dados empíricos, contribuindo para aprimoramento de técnicas e métodos no design e avaliação de jogos sérios. A avaliação da aplicação de heurísticas de usabilidade é central para melhorar a qualidade e eficácia dos jogos sérios na área médica, permitindo a identificação de problemas e oportunidades de melhoria. O presente trabalho indica que a aplicação de heurísticas de usabilidade na concepção de jogos sérios na medicina pode levar a resultados positivos e ressalta a importância de dar continuidade a pesquisas neste campo promissor.
Descrição: FURTADO, S. A. Q. Revisão Integrativa da Literatura: Heurística de usabilidade para jogos sérios com foco na medicina. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31064
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sarah de Araújo Quintino FurtadoTCC - Sarah de Araújo Quintino Furtado2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito212.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.