Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31067
Título: Desvelando a experiência da violência contra mulheres com deficiência física
Autor(es): Araújo, Renata Ferreira de
Palavras-chave: Portadores de deficiência
Violência contra a mulher
Vulnerabilidade social
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: As mulheres com deficiência apresentam vivências negativas, preconceito na esfera social, maior vulnerabilidade para diversos tipos de violência, violação da sua dignidade e direitos. Assim, objetivou desvelar acerca dos vários tipos de violências vivenciadas pelas mulheres com deficiência física. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. Realizada com 11 mulheres com deficiência física atendidas na Atenção Básica do município de Campina Grande-PB. Utilizou-se um formulário que inclui variáveis demográficas, socioeconômicas e as questões norteadoras sobre o objeto de estudo. Para o processamento e a análise dos dados, utilizou-se o software IRAMUTEQ, e as seguintes análises: classificação hierárquica de palavras, estatísticas textuais clássicas e análise de similitude. Desvelaram-se cinco categorias: classe 1- “Reflexões da incapacidade física para defesa”, ocorreu aglutinação das classes 2 e 3- “Sentimentos relacionados aos seus parceiros íntimos e casos de violência sexual”, classe 4- “Conhecimentos das mulheres com deficiência física sobre os vários tipos de violência e classe 5- “Insegurança das mulheres”. Discorreu-se sobre os vários tipos de violências sofridos pelas mulheres com deficiência física, sendo elas abordadas nas falas: verbal, patrimonial, física, social e sexual. Algumas atestaram conhecimentos sobre a variância da violência, porém em quantitativo mínimo o que sinaliza a necessidade de educação em saúde e políticas públicas assistenciais para este público.
Descrição: ARAÚJO, Renata Ferreira de. Desvelando a experiência da violência contra mulheres com deficiência física. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31067
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renata Ferreira de AraújoTCC - Renata Ferreira de Araújo807.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito91.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.