Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31069
Título: Clarificação de sucos naturais de fruta: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Melo, Milena Fernanda Pimenta
Palavras-chave: Google acadêmico
Scielo
Juice Clarification
Métodos de clarificação
Filtração
Enzimas
Data do documento: 11-Dez-2023
Resumo: A clarificação de sucos é um processo importante na indústria de alimentos, que tem como objetivo remover impurezas e partículas sólidas do suco, melhorando sua aparência, sabor e estabilidade. Existem vários métodos de clarificação de sucos, incluindo sedimentação, centrifugação, filtração, flotação e adsorção. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do método mais adequado depende de vários fatores, como: o tipo de suco, a qualidade do suco, o custo do processo e a disponibilidade de equipamentos. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a clarificação de sucos, com o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre o assunto. Inicialmente, foi conduzida pesquisas nas plataformas como Google Acadêmico e Scielo para identificar trabalhos e estudos relacionados à temática aqui citada, foi necessário delimitar o período dos artigos, usando-se dois termos de buscas: “juice clarification” e “clarification processes”, no sentido de definir o tema deste trabalho, e, em seguida, artigos que contenham como palavra-chave “clarfication”, “natural juices”, “juices processes” “clarification types”, “clarification industrial methods” entre outras palavras similares, também na língua portuguesa como “sucos”, “processos de clarificação”, “tipos de clarificação”, Para selecionar os materiais apropriados, foram aplicados filtros usando como critérios trabalhos que tratam diretamente o tema de clarificação de sucos tanto na língua inglesa como portuguesa. Foram apresentadas 8 pesquisas referentes a clarificação de sucos naturais, com métodos de tratamento enzimático, filtração e decantação. Os métodos que mais se mostram eficazes na clarificação de sucos são os enzimáticos pelo seu alto poder floculante e de ultrafiltração por membrana pelo seu baixo custo.
Descrição: MELO, Milena Fernanda Pimenta. Clarificação de sucos naturais de fruta: uma revisão bibliográfica. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31069
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Milena Fernanda Pimenta Melo.pdfTCC - Milena Fernanda Pimenta Melo731.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito421.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.