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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Silvia Gabriele Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T13:22:12Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27T13:22:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 570 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31071 | - |
dc.description | SANTOS, Silvia Gabriele Ferreira dos. Educação em bem-estar animal com crianças em vulnerabilidade social do instituto baluarte – PB. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, a relação entre seres humanos e animais, especialmente cães e gatos, tem experimentado um notável aumento. Essa relação tem passado por transformações significativas, as quais estão intrinsecamente relacionadas à cultura e à educação das pessoas. Pode-se afirmar que essa convivência entre humanos e animais traz consigo uma série de benefícios, porém, quando desequilibrada ou inadequadamente gerenciada, pode acarretar problemas tanto para os animais quanto para os seres humanos. Diante desse cenário, tornou-se evidente a necessidade de programas educativos para orientar a população sobre temas relacionados ao bem-estar animal, guarda responsável e prevenção de maus-tratos. O trabalho educativo desenvolvido no Instituto Baluarte Nordeste, localizado em Campina Grande, Paraíba, teve como objetivos analisar o quanto as crianças participantes do projeto careciam de informações sobre bem-estar animal, bem com os efeitos das metodologias utilizadas por nós para a transmissão de conceitos relacionados ao bem-estar animal, levando em consideração o grau de escolaridade das famílias e o contexto de vulnerabilidade social em que vivem. Para alcançar esse objetivo, foram realizados levantamentos da percepção das crianças sobre bem-estar animal e avaliações dos efeitos da educação pré-intervenção e pós-intervenção. A coleta de dados incluiu questionários aplicados aos responsáveis pelas crianças, bem como questionários pré e pós-intervenção destinados às próprias crianças, com idades entre 6 e 12 anos. Os resultados foram tabulados e apresentados em tabelas e gráficos para uma análise mais clara. Observou-se uma mudança nas respostas das crianças após as intervenções, o que pode inferir que estas crianças possuíam falta de informações essenciais nos cuidados com os animais domésticos. Concluiu-se em nosso trabalho, que as metodologias lúdicas utilizadas no contexto da educação humanitária em bem-estar animal são ferramentas eficazes para aquisição de conhecimento e aprendizado. A pesquisa reforçou a importância de expandir trabalhos educativos semelhantes para alcançar mais comunidades e grupos similares, com o objetivo de promover o respeito e a valorização dos animais, do meio ambiente e das pessoas. A educação humanitária desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais consciente e compassiva em relação aos animais e ao mundo que compartilhamos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Stechhahn Lacchia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.subject | posse responsável | pt_BR |
dc.subject | animais domésticos | pt_BR |
dc.subject | vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | Educação em bem-estar animal com crianças em vulnerabilidade social do Instituto Baluarte – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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