Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31072
Título: Estruturas secretoras em Jatropha sp. (Euphorbiaceae): Revisão de literatura
Autor(es): Santos, Josiene Porto dos
Palavras-chave: biocombustíveis
óleos
cavidades oleíferas
latex
Data do documento: 15-Set-2023
Resumo: O gênero Jatropha L., pertencente à subfamília Crotonoideae da família Euphorbiaceae, abrange uma diversidade de plantas, incluindo ervas, arbustos e árvores, todas apresentando estruturas secretoras, possui aplicações medicinais e propriedades no óleo extraído de suas sementes. Sob essa ótica, nossa pesquisa compreende uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de aprofundar o entendimento das estruturas secretoras responsáveis pela produção de compostos no gênero Jatropha, bem como identificar lacunas e direções de pesquisas futuras nesse campo. A revisão foi conduzida em três etapas: estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, seleção de bases de busca (SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico), e busca por trabalhos científicos utilizando palavras-chave, tais como: "Jatropha and secretory structures," "Jatropha and laticifers," e "Jatropha and trichomes." Foram identificados onze artigos relevantes. Os primeiros datam das décadas de 60 e 70, representando as primeiras descrições dos laticíferos do gênero, incluindo suas características estruturais e, em alguns casos, análises do látex. Nos anos 2000, surgiram novos estudos significativos, estes continuaram a descrever os laticíferos, classificando-os em morfotipos articulados e não articulados e também expandiram suas investigações para outras estruturas secretoras, como emergências e tricomas glandulares foliares, cavidades e células secretoras de óleo, além de idioblastos taníferos. Sobre os laticíferos, os trabalhos sugeriram a função destes na defesa contra herbívoros, no selamento de feridas e na proteção antibacteriana, semelhante a outras espécies de famílias laticíferas. Os mesmos estudos também inferiram que a presença de diferentes tipos de laticíferos (articulados e não articulados) não é um diagnóstico preciso dentro das espécies do subgênero ou das seções de Jatropha. Apesar da grande importância econômica do óleo produzido pelas sementes, apenas um estudo foi encontrado focando na caracterização de cavidades e células secretoras de óleo em Jatropha curcas, inclusive em frutos, ampliando as possibilidades de extração e aplicação do óleo. Três trabalhos abordaram outras estruturas secretoras, como emergências e tricomas glandulares; embora não tenham realizado análises específicas da composição química dos exsudatos dessas estruturas, eles sugeriram um potencial papel protetor contra herbívoros. É importante destacar que, além da escassez de estudos sobre a anatomia e morfologia das estruturas secretoras em Jatropha, futuras pesquisas devem ser mais abrangentes, incluindo a análise das interações dessas estruturas com os animais e a composição química do exsudato. Somente após essas análises e observações detalhadas, pode-se inferir com certeza a função de uma estrutura secretora para a espécie estudada e explorar seu potencial para a taxonomia ou para outros estudos afins.
Descrição: SANTOS, Josiene Porto dos. Estruturas secretoras em Jatropha sp.(Euphorbiaceae): Revisão de Literatura. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31072
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josiene Porto dos SantosTCC - Josiene Porto dos Santos612.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito236.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.