Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31078
Título: Estudo de suscetibilidade genética à demência em pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)
Autor(es): Silva, Brygyt Lenina Costa da
Palavras-chave: Alzheimer
Demência
Biologia molecular
Data do documento: 5-Dez-2022
Resumo: Introdução: Comprometimento Cognitivo Leve é um distúrbio caracterizado pela zona que distingue o envelhecimento natural da demência precoce dos indivíduos. Nas últimas décadas houve um aumento de interesse no estudo desse distúrbio pois, há uma relação entre ele e a Doença de Alzheimer (DA). Desde então, ensaios clínicos e populacionais foram realizados buscando tratamentos, causas e prevenções para essas patologias. Objetivos: Objetivou-se com este trabalho analisar o gene ApoE e seus alelos, associando-o com a suscetibilidade de desenvolvimento da Doença de Alzheimer (DA), utilizando da PCR para amplificar uma região do gene ApoE e realizando uma análise pragmática da literatura sobre o tema. Metodologia: O estudo foi realizado no Laboratório de Genética e Biologia Molecular, localizado no campus I da UEPB (Campina Grande – PB). Com auxílio de simulações in silício utilizando o BLAST e equipamentos de PCR e transiluminador, foi possível observar a relação entre o ApoE e a Doença de Alzheimer. Resultados: Com uma análise pragmática da literatura e das simulações in silício foi possível identificar erros registrados por alguns autores e reconhecer os primers e enzimas mais próximas do ideal para o estudo do fragmento do ApoE. Discussão: Foi identificado um erro na genotipagem do gene realizado por Crook(1994), além da má utilização da enzima Hha I na digestão dos fragmentos amplificados e sendo necessário a síntese das enzimas Afl III e Hae II para uma análise pragmática acerca do tema. Conclusão: O trabalho de Crook (1994) revelou-se impróprio para referência em pesquisas atuais em consideração a época em que foi feito, necessário utilização de autores que possuam pesquisas mais recentes.
Descrição: SILVA, Brygyt Lenina Costa da. Estudo de suscetibilidade genética à demência em pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31078
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brygyt Lenina Costa da Silva.pdfTCC - Brygyt Lenina Costa da Silva557.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito200.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.