Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31106
Título: Impactos da pandemia da covid-19 na dinâmica de destituição do poder familiar
Autor(es): Silva, Sandriely Maria Oliveira
Palavras-chave: Capitalismo
Crise do capital
Pandemia da Covid-19
Destituição do poder familiar
Data do documento: 6-Mar-2024
Resumo: O presente artigo aborda os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a dinâmica de destituição do poder familiar. Desse modo, estando pautado no Materialismo Histórico-Dialético e recorrendo à pesquisa bibliográfica e documental, o estudo buscou esmiuçar os dados que evidenciam o quantitativo de processos de destituição do poder familiar durante a pandemia, levando em consideração todo o contexto socio-histórico em que esses dados estão inseridos. Os resultados obtidos evidenciam que o aumento dos processos de destituição do poder familiar esteve relacionado com o aumento de crimes contra crianças e adolescentes, o aumento dos índices de desemprego e os índices de famílias em insegurança alimentar; evidenciando que, para entender os impactos da pandemia sobre a destituição do poder familiar, é preciso analisar os impactos desta nos demais cenários. No mais, precisamos considerar a influência do sistema capitalista no contexto vivenciado, uma vez que as medidas empreendidas para a superação das crises do sistema capitalista ocasionam perda de direitos, recrudescimento da superexploração da força de trabalho e, também, desequilíbrio do meio ambiente, a partir da extração sem limites dos recursos naturais.
Descrição: SILVA, Sandriely Maria Oliveira. Impactos da pandemia da covid-19 na dinâmica de destituição do poder familiar. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31106
ISSN: CCD 362.1
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandriely Maria - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.docx.pdfPDF - Sandriely Maria Oliveira Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC309.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.