Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31119
Título: Zoologia cultural, a cultura pop inserida em sala de aula: uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Elizabeth Soares da
Palavras-chave: Zoologia cultural
Cultura pop
Ensino de Zoologia
Data do documento: 17-Mar-2023
Resumo: Em meio a um ramo tão abrangente quanto a área da Zoologia, surge um termo recente denominado Zoologia Cultural, sendo esse um ramo que estuda a presença de animais em diferentes âmbitos culturais. Uma cultura bem aceita e presente na vida de boa parte da população é a Cultura Pop, trazendo assim o objeto de estudo desta pesquisa, a Zoologia na Cultura Pop. Objetivo: Investigar formas de inserir a Zoologia Cultural em sala de aula por meio da Cultura Pop, que há muitos anos utiliza a presença de animais como forma de entretenimento. Métodos: A metodologia foi realizada por meio de revisão sistemática, sendo utilizado o método Prisma para nortear a pesquisa, os artigos consultados foram obtidos através do Google Acadêmico, onde os selecionados para a pesquisa estão no período de 2009 a 2022. Resultados: Foram selecionados 16 (dezesseis) artigos, sendo 2 (Dois) Periódicos Científicos, 1 (Um) Trabalho de Conclusão de Curso, 1 (Um) Trecho de Tese de Doutorado, 2 (Dois) Artigos, 3 (Três) Dissertações, 1 (Uma) Monografia e 1 (Uma) Tese. Durante o processo de triagem foram analisadas as estratégias utilizadas para identificar a força da evidência para confirmá-la ou refutá-la. A pesquisa apresentou hipóteses fortes para confirmar os benefícios do uso da Zoologia Cultural em sala de aula e enfatizar seu uso por meio da Cultura Pop. Os resultados dos trabalhos pesquisados mostram que estudantes que participaram das pesquisas que investigaram a Cultura Pop na abordagem da Zoologia na sala de aula perceberam maior participação nas aulas, desenvolvimento de opiniões próprias, resolução das atividades de forma mais assertiva, facilidade de trabalhar em grupo, aumento do vínculo entre estudantes.
Descrição: SILVA, Elizabeth Soares da. Zoologia cultural, a cultura pop inserida em sala de aula: uma revisão sistemática. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31119
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elizabeth Soares da Silva..pdfTCC - Elizabeth Soares da Silva763.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito..pdfTermo de Deposito339.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.