Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Jailton Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T16:41:51Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T16:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31129 | - |
dc.description | MELO, Jailton Alves de. Geografia e cidadania: apontamentos e estratégias didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental II. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central deste trabalho é discutir a interseção entre o ensino de Geografia e a construção da noção de cidadania durante os anos finais do ensino fundamental, considerando a importância de examinar as maneiras pelas quais a educação geográfica pode desempenhar um papel na promoção da cidadania fazendo com que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, como também é de grande relevância o uso de múltiplas linguagens. Para atingir este objetivo, procuramos refletir sobre o conceito de cidadania e a sua abordagem no contexto do ensino de Geografia. O estudo empírico foi realizado em três turmas do 9º (nono) ano do ensino fundamental de uma escola pública a tempo integral localizada na cidade de Mari-PB. Durante o estudo empírico, foi realizado coleta de dados quantitativos utilizando questionário para sondar o conhecimento dos estudantes sobre a temática da cidadania onde os alunos são levados a meditar sobre este conceito e como podem contribuir de forma mais ativa para a resolução dos problemas encontrados dentro de sua realidade, por exemplo: privações de investimento na saúde, educação precária, falta de geração de emprego e renda e a inexistência de obras e serviços que possam melhorar a vida das pessoas na sua comunidade. Os resultados do estudo levam-nos a reconhecer a importância do ensino geográfico na resolução de questões atuais e a necessidade de reforçar o exercício da cidadania não só na teoria, mas também na prática cotidiana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rafael Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Múltiplas linguagens | pt_BR |
dc.title | Geografia e cidadania: apontamentos e estratégias didáticas para os anos finais do ensino fundamental II. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jailton Alves de Melo | TCC - Jailton Alves de Melo | 686.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 202.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.