Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Jailton Alves de-
dc.date.accessioned2024-03-22T16:41:51Z-
dc.date.available2024-03-22T16:41:51Z-
dc.date.issued2024-03-05-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31129-
dc.descriptionMELO, Jailton Alves de. Geografia e cidadania: apontamentos e estratégias didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental II. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho é discutir a interseção entre o ensino de Geografia e a construção da noção de cidadania durante os anos finais do ensino fundamental, considerando a importância de examinar as maneiras pelas quais a educação geográfica pode desempenhar um papel na promoção da cidadania fazendo com que os alunos possam se tornar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, como também é de grande relevância o uso de múltiplas linguagens. Para atingir este objetivo, procuramos refletir sobre o conceito de cidadania e a sua abordagem no contexto do ensino de Geografia. O estudo empírico foi realizado em três turmas do 9º (nono) ano do ensino fundamental de uma escola pública a tempo integral localizada na cidade de Mari-PB. Durante o estudo empírico, foi realizado coleta de dados quantitativos utilizando questionário para sondar o conhecimento dos estudantes sobre a temática da cidadania onde os alunos são levados a meditar sobre este conceito e como podem contribuir de forma mais ativa para a resolução dos problemas encontrados dentro de sua realidade, por exemplo: privações de investimento na saúde, educação precária, falta de geração de emprego e renda e a inexistência de obras e serviços que possam melhorar a vida das pessoas na sua comunidade. Os resultados do estudo levam-nos a reconhecer a importância do ensino geográfico na resolução de questões atuais e a necessidade de reforçar o exercício da cidadania não só na teoria, mas também na prática cotidiana.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMúltiplas linguagenspt_BR
dc.titleGeografia e cidadania: apontamentos e estratégias didáticas para os anos finais do ensino fundamental II.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jailton Alves de MeloTCC - Jailton Alves de Melo686.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito202.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.