Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Iara Pereira da-
dc.date.accessioned2024-04-01T10:36:33Z-
dc.date.available2024-04-01T10:36:33Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31138-
dc.descriptionSilva, Iara Pereira da. O professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionado. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2020, mais precisamente no mês de março, o mundo se deparou com uma pandemia causada pela proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), nos levando a medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de isolamento social em prol do combate de contaminação da população. Levando a suspensão das aulas presenciais e originando uma nova dinâmica escolar de aulas remotas caracterizadas pela emergência de manter o ensino tentando minimizar os impactos. Desse modo, o presente trabalho tem objetivo geral compreender e analisar como ocorreram essas mudanças educacionais, no âmbito do estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no município de Sumé PB, na turma do 9° ano, turno manhã, com 22 alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram desenvolvidos em três etapas: conhecer e planejar o estágio; colaborar com a escola; refletir sobre a experiência do estágio mediante o trabalho acadêmico aqui apresentado. Por ser o estágio remoto uma experiência nova que impôs desafios como, manter a comunicação eficaz e a colaboração entre colegas e supervisores, muitas vezes lidando com diferenças de fusos horários e limitações tecnológicas ainda maiores para articular o campo da formação com o campo da profissão docente, buscamos analisar o contexto virtual, as metodologias e recursos. A análise do contexto virtual, das metodologias e recursos adotados na universidade e na escola revela um desafio crucial: acentuação das desigualdades devido à disparidade no acesso à tecnologia e à internet. Essa disparidade tem impactado diretamente a participação equitativa dos estudantes no processo de ensino virtual, evidenciando as dificuldades em lidar com as desigualdades ampliadas durante a pandemia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleO professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iara Pereira da SilvaPDF - Iara Pereira da Silva970.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito649.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.