Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Iara Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T10:36:33Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01T10:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31138 | - |
dc.description | Silva, Iara Pereira da. O professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionado. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ano de 2020, mais precisamente no mês de março, o mundo se deparou com uma pandemia causada pela proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), nos levando a medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de isolamento social em prol do combate de contaminação da população. Levando a suspensão das aulas presenciais e originando uma nova dinâmica escolar de aulas remotas caracterizadas pela emergência de manter o ensino tentando minimizar os impactos. Desse modo, o presente trabalho tem objetivo geral compreender e analisar como ocorreram essas mudanças educacionais, no âmbito do estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no município de Sumé PB, na turma do 9° ano, turno manhã, com 22 alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram desenvolvidos em três etapas: conhecer e planejar o estágio; colaborar com a escola; refletir sobre a experiência do estágio mediante o trabalho acadêmico aqui apresentado. Por ser o estágio remoto uma experiência nova que impôs desafios como, manter a comunicação eficaz e a colaboração entre colegas e supervisores, muitas vezes lidando com diferenças de fusos horários e limitações tecnológicas ainda maiores para articular o campo da formação com o campo da profissão docente, buscamos analisar o contexto virtual, as metodologias e recursos. A análise do contexto virtual, das metodologias e recursos adotados na universidade e na escola revela um desafio crucial: acentuação das desigualdades devido à disparidade no acesso à tecnologia e à internet. Essa disparidade tem impactado diretamente a participação equitativa dos estudantes no processo de ensino virtual, evidenciando as dificuldades em lidar com as desigualdades ampliadas durante a pandemia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | O professor de geografia no contexto da pandemia: uma leitura a partir do estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Iara Pereira da Silva | PDF - Iara Pereira da Silva | 970.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 649.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.