Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3118
Título: A importância da informação arquivística em ambiente organizacional: um estudo de caso em empresa de segurança privada na cidade de João Pessoa
Autor(es): Lima, João Carlos Bernardo de
Palavras-chave: Gestão da Informação
informação arquivística
Gestão documental
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Atualmente a informação destaca-se como um dos mais importantes recursos nas organizações, tornando-se uma ferramenta estratégica em ambientes corporativos de intensa competitividade. Nesse cenário, a informação configura-se como um importante insumo na geração de conhecimento e riqueza para as organizações. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância da informação arquivística em ambiente organizacional, especificamente em empresa de segurança privada. A definição da importância que a informação exerce na organização é fundamental para que se possa investir em políticas de gestão da informação que resultem na melhoria dos indicadores de qualidade. A informação arquivística é aquela produzida, enviada ou recebida, relacionadas diretamente com as atividades que a geraram, refletindo a missão da organização. A gestão documental proporciona maior agilidade na recuperação das informações indispensáveis aos processos decisórios. Em termos metodológicos, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualiquantitativa do tipo descritiva e exploratória, desenvolvida através de um estudo de caso e pesquisa bibliográfica. A coleta de dados se deu através de questionário estruturado, abordando o perfil dos gestores, a utilização e a gestão da informação. Os resultados da pesquisa mostram que o perfil dos gestores atende as necessidades da organização. Constatase que as fontes de informações informais são as mais utilizadas no ambiente pesquisado. Percebe-se ainda o crescente uso de recursos tecnológicos para transmissão, registro e acesso a informações, onde verificamos um considerável uso de e-mail e planilhas eletrônicas na empresa pesquisada. Consta-se o pouco conhecimento por parte dos gestores quanto a importância da informação arquivística na empresa.
Descrição: LIMA, João Carlos Bernardo de. A importância da informação arquivística em ambiente organizacional: um estudo de caso em empresa de segurança privada na cidade de João Pessoa. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3118
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Carlos Bernardo de Lima.pdfJoão Carlos Bernardo de Lima745.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.