Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3119
Título: “Do sempre seu: Gilberto Freyre” – Dimensões memoralísticas das cartas trocadas entre Gilberto Freyre e José Lins do Rego
Autor(es): Formiga, Danielle de Araújo
Palavras-chave: Arquivos pessoais
Memória
Cartas
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender os sentidos de memória e reciprocidade contidos nos arquivos compostos por cartas escritas por Gilberto Freyre e intercambiadas com José Lins do Rêgo. O trabalho fundou-se na perspectiva de que os documentos de arquivos estabelecem uma ligação entre o passado e o presente. Nos documentos de arquivo pessoal a preservação da memória do autor em tela servirá como reconstrução do meio biográfico, bem como, de definição de aspectos da sociabilidade à qual o mesmo estava inserido, delineando aspectos relevantes do estabelecimento de sua rede social. Partindo destes pressupostos, o estudo pretendeu compreender a perspectiva da memória a partir da análise do conteúdo informacional existente nas cartas trocadas entre os dois escritores. Visando esclarecer o aspecto cultural e informacional presente nas cartas trocadas entre Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo, optou-se por uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e exploratória. A coleta de informações para definição do corpus de análise deu-se através da reunião de 116 missivas, sua leitura, seleção, descrição, e finalmente, ordenamento das mais pertinentes frente aos objetivos definidos anteriormente. Deste processo de seleção foram definidos tópicos mais significativos, os quais foram postos a dialogar com os conceitos de memória e reciprocidade, tecendo uma nova possibilidade de leitura da relação entre os missivistas. Como resultado final da análise, percebeu-se que ao organizar as experiências humanas, a memória pode ser compreendida como um elemento fundamental à constituição, armazenamento e disseminação do conhecimento produzido em diferentes tempos e espaços, caracterizando-se assim um aspecto fundamental dos estudos arquivísticos.
Descrição: FORMIGA, Danielle de Araújo. “Do sempre seu: Gilberto Freyre” – Dimensões memoralísticas das cartas trocadas entre Gilberto Freyre e José Lins do Rego. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3119
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle de Araújo Formiga.pdfDanielle de Araújo Formiga1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.