Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Adeildo Targino-
dc.date.accessioned2024-04-16T13:12:39Z-
dc.date.available2024-04-16T13:12:39Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31196-
dc.descriptionLOPES, A. T. A música gonzaguiana, celeiro artístico cultural, e sua influência didático-pedagógica no ensino de geografia. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA música apresenta temáticas da literatura e da canção popular em uma perspectiva das relações entre a história e a geografia. Neste sentido, torna-se também uma vertente de análise científica, promovendo o diálogo entre as formas do saber da musicalidade. O trabalho tem como objeto de estudo, a música gonzaguiana, celeiro artístico cultural, e sua influência didático-pedagógica no ensino-aprendizagem em Geografia, na escola Nenzinha Cunha Lima, na turma do 7°A ano, em Campina Grande-PB. A música nordestina tem várias influências culturais: a indígena, a africana e a europeia, de acordo com costumes de cada lugar e região. Alicerçada na abordagem cultural, trata de interpretar aquilo que os poetas-compositores e músicos elaboram a respeito da espacialidade humana, envolvendo o presente, o passado e o futuro (CORRÊA; ROSENDAHL, 2007), dentre outras falas (PRODNOV, 2013). A natureza da pesquisa é fenomenológica de abordagem qualitativa, além de apresentar caráter explicativo, exploratório e descritivo (GIL, 1994). A pesquisa foi efetivada através de contatos com pessoas enraizadas na tradição da musicologia popular nordestina, com os interpretes, compositores, músicos e cantores conhecidos no meio artístico, pelo uso de aplicativos, via internet, através de um computador, celular e também de modo presencial, que responderam um questionário sob a ótica da espacialidade da ação da música, revelando o interesse das representações dessa tradição regionalista. A bibliografia procura acobertar a edificação teóricametodológica numa perspectiva interdisciplinar. A coleta forneceu subsídios para a investigação, indicou a experiência e historiografia das artes da cultura popular, através dos objetivos constituídos: desenvolver a capacidade pessoal e artística no estilo da música regional nordestina e na a criatividade a sensibilidade e a interação dos alunos com a música popular nordestina; evidenciar as reflexões sócio cultural das composições do pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento, como: Asa Branca (Luiz Gonzaga; Humberto Teixeira); Assum Preto (Humberto Teixeira; Luiz Gonzaga); Xote Ecológico (Luiz Gonzaga; Aguinaldo Batista); explicar para os alunos a contribuição, a importância das letras na perspectiva de entender os elementos que constituem e integram a música nordestina na ordem histórica da cultura regional e local; analisar o perfil físico, sociocultural e histórico relacionado à memória e à tradição da música popular da região Nordeste.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Agnaldo Barbosa dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura regionalpt_BR
dc.subjectMúsica popular nordestinapt_BR
dc.subjectCompositores nordestinopt_BR
dc.subjectCantores nordestinospt_BR
dc.titleA música gonzaguiana, celeiro artístico cultural, e sua influência didático-pedagógica no ensino de geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ADEILDO TARGINO LOPES CORRIGIDO OK.pdfPDF - Adeildo Targino Lopes2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito assinado (1).pdfTermo de depósito65.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.