Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3120
Título: Arquivo e Memória: a preservação da memória da igreja Paraibana a partir do arquivo da arquidiocese
Autor(es): Chaves, Nívia Ligiane Pereira
Palavras-chave: Memória
Preservação da memória
Igreja Paraibana
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é analisar as formas de preservação da memória no arquivo da Arquidiocese da Paraíba. Nossa abordagem se aplica ao arquivo e memória, como relação que se associa diretamente à questões relacionadas à busca de informação. Torna-se fato, que esta relação é imprescindível, pois o arquivo possibilita a construção da memória de determinado lugar. O foco do nosso trabalho é a relação existente entre memória e Arquivologia, pois a guarda de documentos comprova informações, que por sua vez são referentes a algo relacionado à instituições ou pessoas. Quanto à metodologia utilizada, efetuamos a entrevista semi-estruturada para obtenção de informações correspondentes à pesquisa. Neste sentido, construímos um perfil resultante da coleta de informações, todas baseadas nas respostas oferecidas pelo entrevistado. Observamos que o Arquivo da Arquidiocese serve como fonte de informação aos que buscam compreender fatos relacionados à Igreja Católica da Paraíba. Nossa pesquisa revelou que este acervo serve de amparo ao resgate da memória da igreja paraibana.
Descrição: CHAVES, Nívia Ligiane Pereira. Arquivo e Memória: a preservação da memória da igreja Paraibana a partir do arquivo da arquidiocese. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3120
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nívia Ligiane Pereira Chaves.pdfNívia Ligiane Pereira Chaves687.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.