Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3122
Título: Ética no Terceiro Setor: aspectos na Gestão da ONG Operação Resgate na Cidade de Patos – PB
Autor(es): Santos, Pablo Matheus Pinheiro
Palavras-chave: Transparência
Terceiro Setor
Organização Não Governamental
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: Tem como finalidade questionar a postura ética com base na transparência para a estrutura de uma Organização Não Governamental (ONG) na cidade de Patos-PB, sendo essa uma fundação e atuando como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Fundada em agosto de 2008, a ONG Operação Resgate atende o bairro mutirão _ uma das áreas mais carentes da cidade, assim como também áreas adjacentes e municípios próximos com finalidade preventiva e protetora. O termo ONG determina entidades que desenvolvam ações filantrópicas e assistencialista setor surgido pela falta de cobertura por parte do Primeiro Setor formado pelo Estado e pelo Segundo, sendo formado por empresas de capital privada. De acordo com o estudo, pode-se perceber como características o objetivo social, não fazer parte de órgão governamental e reinvestir seu saldo na própria missão. No Brasil, o seu público-alvo da ONG refere-se a movimentos urbanos e crianças e adolescentes. Assim, é necessário que se possua um bom equilíbrio na gestão de empresas do terceiro setor; para isso, um plano transparente de seus objetivos e conduta são de grande importância para as suas atividades. Foi realizada, portanto, uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com base em uma entrevista com o gestor e um questionário para os colaboradores da organização com base nas categorias de conscientização, programas, projetos, ações, prestação de contas e avaliação dos resultados, tendo como resultado para a ONG Operação Resgate a ética como papel fundamental em suas atividades para o princípio da transparência, o qual é atendido em toda a sua estrutura gerencial e institucional.
Descrição: SANTOS, P. M. P. Ética no Terceiro Setor: aspectos na Gestão da ONG Operação Resgate na Cidade de Patos – PB. 2014. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3122
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Matheus Pinheiro Santos.pdfPablo Matheus Pinheiro Santos301.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.