Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3123
Título: Gestão do Conhecimento: análise numa Agência Bancária da Caixa Econômica Federal
Autor(es): Silva Júnior, José Antonio da
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Compartilhamento do Conhecimento
Modelos de Gestão do Conhecimento
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: Diante de um cenário globalizado que cada vez fica mais competitivo, é perceptível a necessidade, por parte das organizações, de se manterem consistentes e seguras no mercado de trabalho. Nesse contexto, a gestão do conhecimento tem sido uma questão de grande relevância dentro das organizações. O conhecimento é visto como o maior recurso gerador de vantagem competitiva para as organizações e como o principal ingrediente de tudo o que é realizado, produzido, comprado e vendido. Em consonância com essa realidade, objetivo deste trabalho de conclusão de curso é uma proposta de um modelo de elaboração de Gestão do Conhecimento numa Agência bancária da Caixa Econômica Federal. A revisão teórica realizou levantamento bibliográfico sobre a diferença entre dados, informações, conhecimentos e definições levantadas por renomados autores sobre Gestão do Conhecimento. Com isso foi estudado os seguintes autores, Nonaka e takeuchi (1997), Tannenbaum e Alliger (2000), Rastogi (2000), Terra (2000), Von Krogh e Ichijo Nonaka (2001), Probst, Raub e Rombardt (2001), Davenport e Prusak (2003), com o objetivo de propor uma metodologia que melhor se enquadrasse na organização estudada observando suas particularidades. Neste sentido, procurou-se aplicar o modelo proposto dos autores Nonaka; Takeuchi (1997) que diante a apresentação das metodologias e expostas neste trabalho, ao Supervisor de Filial, o Sr. José Cirino da Silva, o mesmo analisou qual metodologia se encaixava com o perfil da organização, mediante a necessidade e realidade da empresa. A abordagem metodológica quanto aos fins utilizou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos meios uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Constitui-se à coleta de dados, um estudo de caso, analisando os questionários e algumas conversas informais com o responsável pela Agência e os demais funcionários. A análise foi desenvolvida a partir de uma discussão entre a abordagem teórica e a percepção dos colaboradores da organização. Nesse sentido, foram expostos ao(s funcionários alguns pontos relevantes: uma explicação sobre a importância da Gestão do Conhecimento, e como os autores Nonaka e Takeuchi (1997) expõem o seu modelo, levando em consideração uma explanação sobre os quatros tipos de conversão: socialização (tácito de um indivíduo para outro), externalização (explicitando partes do conhecimento tácito), combinação (conhecimento explícito de um indivíduo para o grupo) e internalização (captando no formato tácito o conhecimento explícito do grupo). Com relação aos resultados apresentados na analise, a gestão do conhecimento na organização utilizada nessa pesquisa apresentou resultados favoráveis. Recomenda-se que a organização procure e possibilite criar mais mecanismos para o compartilhamento do conhecimento nas atividades e práticas organizacionais.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. A. da. Gestão do Conhecimento: análise numa Agência Bancária da Caixa Econômica Federal. 2014. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3123
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Antonio da Silva Júnior.pdfJosé Antonio da Silva Júnior2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.