Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3132
Título: Avaliação de desempenho e competências: um estudo comparativo com docentes de instituições de ensino superior
Autor(es): Silva, Renam Lamartine da
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho
Atuação Docente
Gestão de pessoas
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: Avaliar o desempenho é importante seja qual for a situação, pois assim é possível ter uma visão mais abrangente da realidade atual, podendo criar planos para concorrer no mercado de igual com as demais organizações, pois as mesmas estão em busca do melhor profissional e cabe a gestão de pessoas da organização encontrar e cativá-lo, tornando parte permanente da empresa. A avaliação de desempenho também busca mostrar as qualidades de cada colaborador e aonde ele poderá usá-las de modo que possa proporcionar maior produtividade para a organização e mais reconhecimento das suas competências. Neste contexto, o presente artigo busca analisar como o processo de avaliação de desempenho empregado nas instituições de ensino superior estudadas contribui para o desenvolvimento da atuação dos docentes. Para isso, foi feito um estudo comparativo entre duas instituições de ensino superior apresentando situações para ambas e mostrando como as mesma se comportam. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, com aplicação de um questionário respondido por uma amostra de docentes das instituições, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina (UFCG), ambas localizadas na cidade de Patos/PB. Após a coleta de dados foi possível perceber que a atuação docente sofre sim influencia da avaliação de desempenho realizadas pelos alunos e que a referida avaliação precisa de melhorias contínuas para, assim, alcançar o resultado desejado, pois oferece um feedback positivo para a organização, contribuindo com o descobrimento de novas habilidades e competências que poderiam estar adormecidas.
Descrição: SILVA, R. L. da. Avaliação de desempenho e competências: um estudo comparativo com docentes de instituições de ensino superior. 2014. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3132
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renam Lamartine da Silva.pdfRenam Lamartine da Silva771.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.