Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31376
Título: Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola
Autor(es): Fernandes, Fernanda Suzane Barbosa
Palavras-chave: Metodologias ativas
Plásticos
Polímeros
Sustentabilidade
Ensino de Química
Data do documento: 26-Mar-2024
Resumo: O presente trabalho possui o objetivo de analisar artigos que utilizaram o Tema Plásticos para ensinar o assunto de Polímeros na educação básica, numa perspectiva da Sustentabilidade. Nesse estudo bibliográfico, a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) foi o lócus de pesquisa. Neste periódico foram selecionados todos aqueles que possuíam relação com o tema através da busca no site pelas palavras-chaves “polímeros”, “plásticos” e “sustentabilidade” entre os anos de 2017 e 2022. A análise completa dos artigos proporcionou uma compreensão mais detalhada acerca das metodologias ativas - com destaque nas híbrida, sala de aula invertida (associada ao júri simulado) e a ABP (aprendizagem baseada em problemas), associada ao tema gerador - utilizadas pelos autores, revelando que o uso de recursos didáticos inovadores associado às abordagens CTSA em sala de aula facilita a compreensão dos estudantes. Por consequência, nas aulas nas quais os alunos eram protagonistas e foram instigados a desenvolver suas competências e habilidades de avaliação, julgamento e responsabilidade, constatou-se melhores resultados no quesito compreensão do assunto a partir das metodologias apresentadas. Nesse contexto, é possível considerar que os artigos em análise são um bom referencial para aportar pesquisas dessa linha de estudo. Em última análise, consideramos que os estudos favoreceram o processo de construção do conhecimento dos participantes envolvidos nas pesquisas analisadas.
Descrição: FERNANDES, Fernanda Suzane Barbosa. Análise da temática polímeros com o uso de metodologia ativa: uma revisão sistemática de artigos da revista química nova na escola. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31376
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda Suzane Barbosa Fernandes.pdfTCC - Fernanda Suzane Barbosa Fernandes292.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito95.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.