Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/314
Título: Desafios da prática de psicólogos nos cuidados paliativos: contributos para uma sistematização
Autor(es): Melo, Myriam de Oliveira
Palavras-chave: Psicologia hospitalar
Humanização da assistência
Cuidados paliativos
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Este trabalho se propôs estudar os cuidados paliativos e sua relação com as ações do psicólogo na área da saúde. O objetivo foi conhecer o campo de práticas dos psicólogos atuantes no Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Lui z Gonzaga Fernandes e no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba, relacionado aos cuidados paliativos. A abordagem foi quanti-qualitativa e os instrumentos foram um questionário sócio demográfico e uma entrevista por pauta. A leitura dos dados orientou-se pela análise da enunciação e pela estatística descritiva. A amostra foi de 21 psicólogos. Os resultados apontam uma amostra essencialmente femini na (90,5%). E 95% confirmaram ter contato com pacientes terminais. A análise dos discursos mostrou que as práticas estão voltadas para técnicas psicológicas, assistências ao paciente a família e equipe. Existem dificuldades no relacionamento com a equipe de saúde. A formação acadêmica é deficitária. A importância da humani zação é reconhecida, ai nda que não seja praticada como deveria. Foi expressa a necessidade de uma sistematização em cuidados paliativos. Foi construído um esboço de atividades sobre os cuidados paliativos. Este estudo foi relevante por se tratar de uma temática “tabu” , pouco estudada, mas necessária para a diminuição do sofrimento dos pacientes termi nais e de suas famílias.
Descrição: MELO, M. de O. Desafios da prática de psicólogos nos cuidados paliativos: contributos para uma sistematização. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/314
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Myriam de Oliveira Melo.pdfMyriam de Oliveira Melo772.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.