Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3142
Título: A ética jonasiana da responsabilidade
Autor(es): Silva, Vilmara Barbosa da
Palavras-chave: Filosofia
Ética
Responsabilidade
Tecnologia
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: Nossa pretensão fundamental no estudo que se segue é tratar da relação do homem com a natureza conforme a reflexão apresentada pelo filósofo contemporâneo Hans Jonas (1903-1993). Partindo de algumas considerações expressas pelo autor pretendemos mostrar os pressupostos metodológicos de um modo de pensar que levaram o ser humano a não cuidar do meio ambiente. Aparecem assim os processos tecnológicos que acarretam o ser humano, fazendo-o prisioneiro das suas próprias invenções. As conseqüências para a natureza são desastrosas. Sobremaneira explicitaremos que as ações humanas mal refletidas ocasionam vários problemas à natureza, enquanto que as ações devidamente refletidas e ponderadas podem trazer benefícios tanto ao ser humano quanto ao planeta em geral. Enfim, por meio da ética jonasiana da responsabilidade pretendemos despertar em nosso leitor o sentimento (afeição) da responsabilidade para com a natureza, conscientizando-o de que o futuro das novas gerações e de nosso planeta está em nossas mãos.
Descrição: Silva, V. B. da. A ética jonasiana da responsabilidade. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3142
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilmara Barbosa da Silva.pdfVilmara Barbosa da Silva375.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.