Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Tainara Ferreira-
dc.date.accessioned2024-05-14T14:34:04Z-
dc.date.available2024-05-14T14:34:04Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31493-
dc.descriptionSILVA. T. F. Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo específico sobre o curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba. Teve como objetivo mostrar que o alto índice de desistência do Curso é um problema histórico e que a mudança de currículo, por indispensável que seja, não modifica as taxas de evasão. Cruzando dados sobre o abandono do curso com as mudanças curriculares, ao longo de um período, verificou-se que a evasão permanece alta, em cerca de cinquenta por cento (50%), enquanto os currículos acumulam cada vez mais matérias e disciplinas. Encontramos nos dados exploratórios e nas pesquisas consultadas, problemas sociológicos clássicos e contemporâneos, o que nos dá uma oportunidade única de formação de novos pesquisadores e docentes da Educação Básica e das Ciências Sociais para investigar um problema sociológico e educacional que mesmo antigo continua pertinente para estas comunidades. O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos. Neste artigo, apresentaremos nossas principais razões de pesquisa e as contribuições que pretendemos trazer tanto para o aprofundamento deste debate, quanto para repensar alternativas conjuntas que auxiliem as escolas a amenizarem tal problemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Silvânia Karla de Farias Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em sociologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleRepresentação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento sem nome (1).pdfTermo de depósito97.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - TAINARA FERREIRA SILVA.docx.pdfPDF - Tainara Ferreira Silva753.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.