Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31579
Título: História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no Brasil
Autor(es): Araujo, Lucas Matheus Santos Pessoa de
Palavras-chave: Ensino de história
Tecnologias na educação
Inteligência artificial
ChatGPT
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Este TCC aborda a complexidade da educação no Brasil, analisando continuidades históricas, políticas educacionais, modificações do ensino de história e impacto das tecnologias educacionais. O estudo explora o conceito de tecnologia em ‘Sete Lições sobre Educação de Adultos’ de Álvaro Vieira Pinto e investiga a periodização do ensino de história com Maria Auxiliadora M. dos S. Schmidt. Utiliza dados do censo escolar do INEP e leis para contextualizar a pesquisa. O ChatGPT é avaliado como uma ferramenta educacional, com foco no ensino de história. A pesquisa é qualitativa, envolvendo análises críticas e reflexões sobre a evolução da educação. O papel do professor como intermediário entre o ChatGPT e o aluno é discutido, destacando contradições no ensino de história. O estudo contribui para a compreensão do cenário educacional brasileiro e o papel das tecnologias emergentes.
Descrição: ARAUJO, L. M. S. P. História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) no Brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31579
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-LucasMatheus.pdfPDF - Lucas Matheus Santos Pessoa de Araujo2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito (1) (1).pdfTermo de depósito210.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.