Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Vitória Imperiano da-
dc.date.accessioned2024-05-27T11:30:31Z-
dc.date.available2024-05-27T11:30:31Z-
dc.date.issued2023-12-30-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31621-
dc.descriptionSILVA, A. V. I. Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDesenvolver competências socioemocionais na conjuntura escolar impacta diretamente na forma como os alunos se relacionam consigo, com os outros e com as situações a sua volta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em refletir como as competências socioemocionais são trabalhadas na conjuntura escolar, propriamente no Ensino Médio, de acordo com a proposta construída pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vinculando o Ensino de História e a área de Ciên-cias Humanas como agentes contribuintes na formação da disciplina de Projeto de Vida em que o socioemocional se encontra de forma mais integrado. Logo, a metodologia desta pesquisa está pautada na problematização do engajamento de profissionais da área de Ciências e Humanas na disciplina de Projeto de Vida tendo co-mo base a Escola Cidadã Integral do município de Lagoa Seca – Paraíba. Apresentando como referencial teórico os estudos de Charlot (2021) e as relações com o sa-ber. Nas discussões sobre emoção e suas definições Cruz; Pereira Júnior (2011) e, por fim, Arantes (2022) evidenciando a relação entre o emocional com as práticas de educativas. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que norteiam à Educação serviram de aporte para o estudo. Portanto, integrar o socioemocional à História e as disciplinas das áreas de Ciências Humanas, junto a um profissional da psicologia nos garante uma escola mais integrada aos princípios humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação socioemocionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleEducação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA VITÓRIA IMPERIANO (2) (1).pdfPDF - Ana Vitória Imperiano da Silva673.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO_DE_ENTREGA_E_PUBLICACAO_29_assinadoANA VITORIA IMPERIANO (1).pdfTermo de depósito448.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.