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dc.contributor.authorSilva, Rosane Domingos da-
dc.date.accessioned2024-06-07T19:06:59Z-
dc.date.available2024-06-07T19:06:59Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31693-
dc.descriptionSILVA, Rosane Domingos da. O processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino Fundamental regular: algumas reflexões sobre a prática docente. 2023. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA partir do ano de 1990, diversas discussões acerca da temática inclusão foram iniciadas nas esferas sociais e educacionais. Com isso, a pauta de inclusão do surdo no ensino regular passa a ser delineada em âmbito educacional, a partir de leis na perspectiva da educação inclusiva, evidenciando o que deve ser considerado conforme as singularidades. Desde então, o que é previsto para ocorrer mediante o projeto de educação inclusiva se perdura; todavia, num campo de relações contraditórias, conflituosas e desafiantes, especialmente para o (a) professor (a) que não possui formação adequada, implicando de forma direta no seu trabalho docente. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias didáticas para fins de inclusão do aluno surdo em sala de aula do 2º ano do ensino fundamental, desenvolvidas por uma profissional que atua em uma escola da rede municipal de ensino regular da cidade de Guarabira - PB. Quanto à metodologia de pesquisa, esta se caracteriza por ser de abordagem qualitativa, de caráter interpretativo e se classifica como um estudo de caso, durante o qual optamos, como instrumentos de coleta de dados, por uma observação sistemática in loco com aplicação de um questionário com a colaboradora do nosso estudo. O referencial teórico teve como base os pressupostos, principalmente, dos seguintes autores: Goldfeld (2002), Strobel (2009), Lacerda (2006), Mantoan (2003), Quadros (2004) dentre outros. Os resultados apontam que as estratégias de ensino desenvolvidas para inclusão do aluno surdo estão diretamente ligadas à formação docente e necessitam de considerações pontuais, tais como: a compreensão dos conhecimentos prévios do aluno surdo como meio de mediar o ensino e aprendizagem, identificação das especificidades do aluno, o uso de estratégias metodológicas como experiências visuais, o lúdico, o conhecimento sobre a história do surdo bem como os principais métodos de ensino existentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação dos surdospt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.titleO processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental regular: algumas reflexões sobre a prática docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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