Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Dennya Keiliane Amado de-
dc.date.accessioned2024-06-18T11:37:06Z-
dc.date.available2024-06-18T11:37:06Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31761-
dc.descriptionSOUSA, Dennya Keiliane Amado de. A participação de escolas públicas nos jogos escolares da Paraíba – 3ª gerência regional de ensino, nas edições 2016 a 2022: uma análise sobre inscrições em esportes coletivos na microrregião centro – cidade Campina Grande/PB. 2024. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractOs Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, constituem-se como o maior evento escolar do estado e assim sendo, o Governo estadual faz dessa competição a principal política de investimento público para o esporte educacional. O referido evento, voltado a escolas públicas e privadas, seleciona equipes e atletas das Unidades de Ensino para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O presente estudo analisou o quantitativo de estudantes/atletas de escolas da rede pública, inscritos nos Jogos Escolares da Paraíba – 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE) – Microrregião centro - cidade de Campina Grande/PB, nos esportes de rede e parede (Voleibol) e de invasão (Basquetebol e Handebol), nas edições de 2016 a 2022. A natureza da pesquisa foi documental e de campo, com abordagem mista, quanti-qualitativa, e descritiva exploratória, com a coleta de dados realizada junto aos relatórios de inscrição das escolas e questionário aplicado aos docentes participantes das edições dos jogos que são objeto de estudo desta. Os resultados apontaram para uma diminuta adesão de estudantes/atletas de escolas públicas nas modalidades pesquisadas. A hegemonia na participação dos(as) alunos(as) da rede pública de ensino nos Jogos Escolares evidenciou-se na modalidade de Futsal. Concluiu-se que, ao setor público não basta apenas promover a competição. À escola pública, sua responsabilidade não finda em oportunizar a participação de estudantes/atletas nos jogos. Ambos precisam buscar ações efetivas para a suplantação das divisas impostas pela quantidade, qualidade e inclusão dos atores que configuram o esporte educacional: Professores (as) e estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEsporte coletivopt_BR
dc.subjectEsporte educacionalpt_BR
dc.subjectJogos escolarespt_BR
dc.titleA participação de escolas públicas nos jogos escolares da Paraíba – 3ª gerência regional de ensino, nas edições: 2016 a 2022: uma análise sobre inscrições em esportes coletivos na microrregião centro – cidade Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Dennya Keiliane Amado de Sousa.pdfTCC - Dennya Keiliane Amado de Sousa955.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito213.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.