Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3182
Título: Abastecimento de água e saneamento nos bairros do Sto. Antônio e Serrotão em Campina Grande-PB: uma questão política, social e econômica
Autor(es): Chaves, Elaine Araújo
Palavras-chave: Abastecimento de água
Saneamento
Bairros
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: O abastecimento de água e o saneamento são serviços públicos que atualmente tem causado problemas em várias cidades do mundo e que se encontram intrinsecamente ligados ao mau planejamento urbano. O município de Campina Grande-PB, com destaque para os bairros do Santo Antônio e Serrotão se apresenta como exemplo de que esta problemática ainda não foi completamente resolvida. Sendo o abastecimento de água e o saneamento uma questão política, social e econômica esse estudo traz como objetivo fundamental a identificação dos fatores que induzem a uma distribuição desigual de tais serviços em uma análise comparativa nos bairros do Santo Antônio e Serrotão. Esse estudo foi realizado a partir de uma pesquisa empírica através de revisão bibliográfica, trabalho de campo, com observação in loco da realidade vivida pelos moradores dos bairros estudados, sendo feita também a coleta quantitativa dos dados referentes aos seus perfis socioeconômicos. Junto aos dados coletados foi utilizada uma abordagem qualitativa através da análise dialética das relações sociais que se estabelecem nos bairros direcionando a inter-relação das variáveis socioeconômicas, políticas e ambientais, além do procedimento dinâmico da ocupação dos dois espaços estudados. O trabalho vem chamar a atenção da sociedade para a necessidade de políticas públicas eficientes em parceria com o setor privado para que estes serviços tenham uma maior qualidade e consequentemente traga pleno desenvolvimento presente e futuro.
Descrição: Chaves, E. A. Abastecimento de água e saneamento nos bairros do Sto. Antônio e Serrotão em Campina Grande-PB: uma questão política, social e econômica. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3182
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Araújo Chaves.pdfElaine Araújo Chaves4.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.