Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Flávia Galdino da-
dc.date.accessioned2024-06-25T13:22:32Z-
dc.date.available2024-06-25T13:22:32Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.otherCDD 370.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31872-
dc.descriptionSILVA, Flávia Galdino da. Impactos na educação do campo no contexto da pandemia da COVID-19: uma análise netnográfica. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA modalidade de Educação do Campo percorre um grande processo de luta e busca de igualdade e consolidação de um ensino contextualizado. Nesse sentido, com o início da pandemia do COVID-19, o mundo e a educação vivenciaram repentinas mudanças, o que ocasionou significativos impactos na modalidade de Educação do Campo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar os desafios da Educação do Campo no contexto da pandemia da COVID-19, por meio de duas lives disponibilizadas pela plataforma do YouTube, no canal da TV FONEC. De forma mais específica: a) Analisar os desdobramentos do ensino remoto na Educação do Campo durante a pandemia; b) Investigar o direito à educação e os desafios da volta às aulas presenciais na pandemia; e c) Refletir sobre os impactos da pandemia na permanência da Escola Pública nos territórios rurais e tradicionais. Utilizamos como ponto de partida o seguinte questionamento: De que forma os desafios enfrentados pela modalidade de Educação do Campo foram destacados no período da pandemia? Para o desenvolvimento do arcabouço teórico que fundamentou o trabalho, foram utilizados os escritos de Molina (2015), Viero e Medeiros (2018), Silva, Cunha e Santos (2021), Silva (2021), Bastos et al. (2023), dentre outros autores que contribuíram para a compreensão e debate desta temática. Realizou-se, assim, uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem descritiva em conjunto com a pesquisa Bibliográfica e Netnográfica. Diante disso, a partir da análise entre as duas lives verificou-se que, o período pandêmico ocasionou retrocessos e desafios no contexto da modalidade de Educação do Campo. Com isso, foi possível concluir que este período evidenciou ainda mais a falta de políticas públicas que atendessem às necessidades postas neste contexto, além de destacar as crescentes desigualdades educacionais e tecnológicas, o que impossibilitou um ensino significativo e de qualidade. Dessa forma, é importante repensar e ressignificar o ensino para a população do campo, além de elucidar a importância da resistência e coletividade, para assim, superar as limitações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderleypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectDesigualdade Educacionalpt_BR
dc.titleImpactos na educação do campo no contexto da pandemia da COVID-19: uma análise netnográficapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito305.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Flávia Galdino da SilvaTCC - Flávia Galdino da Silva706.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.