Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lucas de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-06-27T18:34:48Z-
dc.date.available2024-06-27T18:34:48Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCCD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31935-
dc.descriptionSilva, Lucas de Oliveira. Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractPerante os desafios que permeiam o âmbito escolar como: a precarização da estrutura física e ausência de materiais didáticos. As práticas de ensino tornam-se cada dia mais desafiadoras para o professor, especialmente para o de Geografia. Por isso, a presente pesquisa tem o propósito de apresentar e desenvolver possibilidades e potencialidades da música, enquanto linguagem didática, para um ensino e aprendizagem de Geografia de maneira mais significativa. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e livros que abordassem a relação entre Geografia e música na construção do aprendizado. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa de tipologia participativa através de intervenções geográficas musicais realizadas por meio do PIBID/FAPESQ/UEPB/Geografia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com os estudantes das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental (séries finais) e 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira – PB. As músicas abordadas foram: “Globalização (bobalização)” para a temática de globalização, “Xote Ecológico” para a de meio ambiente, “Realidade Urbana” para a de urbanização e “Lamento Sertanejo” para a de cidade/campo. Ademais, proporcionamos aos estudantes um espaço para expressarem suas opiniões através de uma nuvem de palavras, desenvolvida na plataforma Mentimeter. A partir disso, evidenciamos por fim os resultados positivos da construção do conhecimento geográfico por meio da música e suas potencialidades para o entendimento das questões geográficas inseridas nas dinâmicas e particularidades do espaço.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ramon Santos Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de geografiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLinguagens didáticaspt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.titleEnsinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Lucas de Oliveira SilvaTCC- Lucas de Oliveira Silva863.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito702.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.