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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Gerleyne Raposo de Araújo-
dc.date.accessioned2024-06-28T20:06:15Z-
dc.date.available2024-06-28T20:06:15Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.otherCDD 469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31964-
dc.descriptionMEDEIROS, Gerleyne Raposo de Araújo. Concepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTube. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo geral analisar a postura de concurseiros frente ao ensino de regras gramaticais em canais do YouTube para fins de concurso público. Propõe inicialmente uma apresentação a respeito do preconceito linguístico, bem como refletir sobre sua presença no cotidiano, em sala de aula e também nas redes sociais, e por fim, discutir sobre as três concepções de linguagem que são fundamentais na compreensão do papel da linguagem na concepção humana. Para esse fim, como parte do processo metodológico, utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter descritivo, e na coleta de dados foram analisados comentários de alguns canais de concurseiros na plataforma do Youtube, a fim de identificar a forma que concebem a língua. Para a fundamentação teórica contamos com a contribuição de alguns autores, como Bagno (1999; 2007) e Antunes (2007) a respeito do preconceito linguístico. Além disso, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Bakhtin (2006) sobre as concepções de linguagens, dentre outros. Muitas pessoas, por não entenderem que a língua portuguesa é um sistema dinâmico e em constante transformação, e ao confundi-la com as regras fixas da gramática normativa, acabam mais propensas a desenvolver preconceitos linguísticos. Por isso, é fundamental reconhecer essa diferença para fomentar uma maneira de se relacionar com a linguagem que seja mais acolhedora e livre de discriminações. Os resultados do estudo evidenciaram que os comentários sobre as aulas de gramática para concurso, de forma geral, não distinguem língua e gramática, considerando que uma se esgota na outra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Anilda Costa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleConcepções de linguagens nas redes sociais: uma análise dos comentários sobre gramática e língua portuguesa em vídeos para concurso no YouTubept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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