Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Ana Paula dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-01T19:25:48Z-
dc.date.available2024-07-01T19:25:48Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.otherCDD 371.192-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32008-
dc.descriptionCOSTA, Ana Paula dos Santos. A importância da relação família e escola no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da criança. 2024. 52f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a importância da relação entre família e escola, e como esse laço afetivo pode proporcionar ao aluno um desenvolvimento adequado no ensino e aprendizagem através dos conteúdos escolares. Com as mudanças sofridas na configuração das famílias e com a institucionalização das escolas, surge a necessidade de modificar esse relacionamento, enfatizando que os possíveis estreitamentos dessas relações devem ser adequados aos novos moldes familiares. Elegeu-se como objetivo geral compreender a relação entre a família e a escola e sua importância na aprendizagem das crianças do 1° Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, pretendeu-se: a) identificar os elementos que dificultam a interação entre a família e a escola; e b) analisar a relação entre a família e a escola e suas consequências no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Referentes aos aspectos teóricos e metodológicos usou-se, para este trabalho, a pesquisa qualitativa em educação, com aplicação de questionários e entrevistas para a coleta de dados. Autores e autoras como: Abbagnano (2020), Corsaro (2002), Oliveira (2005), Prado (1981), Parolim (2003), Piaget (1983), Silva Santos (2017), Szymanski (2007, 2010), que trazem contribuições a respeito da relação família/escola e esse novo arranjo de organização familiar. Participaram como sujeitos da pesquisa três docentes atuantes no 1° Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em 2 escolas da rede municipal de ensino da cidade de Caiçara/PB e três pais/mães/responsáveis. Os resultados alcançados demostram que a relação entre a família e escola é indispensável e de grande importância para a formação do indivíduo, e a participação ou ausência dos pais/mãe/responsáveis na vida escolar dos(as) filhos(as) é um dos fatores que podem contribuir para um bom ou mau desempenho escolar da criança. Foi evidenciado também que essa relação existe, porém mal aproveitada. No decorrer da pesquisa foi possível perceber que os(as) docentes e pais/mães/responsáveis compreendem a importância da parceria família e escola. Entretanto, as respostas desses sujeitos apontam que os laços entre essas instituições precisam ser estreitados e/ou fortalecidos e que a ausência da família na escola, na maioria das vezes, é oriunda da falta de tempo em decorrência do trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria Francineide Batista de Sousa Pedrosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFamilia e escolapt_BR
dc.titleA importância da relação família e escola no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da criançapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Paula dos Santos CostaTCC - Ana Paula dos Santos Costa1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito512.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.