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dc.contributor.authorSantos, Emiliano Ribeiro-
dc.date.accessioned2014-03-24T16:10:27Z-
dc.date.available2014-03-24T16:10:27Z-
dc.date.issued2014-03-24-
dc.identifier.otherCDD 371.782-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3202-
dc.descriptionSantos, E. R. O perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correção. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractAs crianças e adolescentes, que perante o estado social são frágeis, muitas vezes utilizam a violência para se protegerem, caracterizando uma inadaptação social. Essa violência é apresentada principalmente nas escolas, portanto é necessária uma análise dos motivos da violência nas escolas públicas, por ser um assunto de relevância global. Neste aspecto, é objetivo desse trabalho, discorrer acerca dos fenômenos da violência exercida por jovens em quatro escolas públicas situadas nas diferentes zonas geográficas de Campina Grande – PB, investigando de que maneira a inadaptação social repercute em relação aos atos de violência, analisando suas causas, como também identificando o papel do professor na superação do problema e apontando os meio que devem ser utilizados pelas escolas para evitar os atos violentos. Dessa forma, o estudo foi realizado através de um levantamento exploratório, sobre o perfil da violência nas escolas da rede estadual de ensino, distribuídas nas quatro zonas geográficas de Campina Grande. O critério utilizado foi à amostragem estratificada, sendo escolhidas as turmas compostas por alunos de cada escola sorteada do 1º ano “A”, 2º ano “A” e 3º ano “A” do ensino médio do turno da manhã das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Anésio Leão, Félix Araújo, Nenzinha Cunha Lima e Drº Elpídio de Almeida. O questionário utilizado foi do tipo fechado e abordou questões a respeito do perfil sócio cultural do corpo discente. Posteriormente ao levantamento, os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Após a análise dos dados foi constatado que a família é o núcleo primordial da educação, podendo incentivar a violência através das ações de seus integrantes, coexistindo também a questão da desigualdade social que pode levar aos atos violentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana d’Arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectinadaptaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.titleO perfil da violência em escolas públicas de Campina Grande – PB.: prevenção e correçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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