Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Luciêne Lopes do-
dc.date.accessioned2024-07-03T00:23:12Z-
dc.date.available2024-07-03T00:23:12Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32034-
dc.descriptionNASCIMENTO. Luciêne Lopes do. Praxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Doze. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNesta investigação o objetivo central é analisar o potencial do jogo Cubra Doze para discutir conteúdos ligados a unidade temática de Probabilidade e Estatística. O jogo que faz parte do acervo do Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba é utilizado, principalmente, para trabalhar operações básicas com números naturais. Nossa hipótese é de que o jogo tem potencial para discutir outros conteúdos matemáticos e que o aspecto lúdico amplia as possibilidades desse desenvolvimento. Assim, nossa questão norteadora foi: as praxeologias matemáticas e didáticas presentes no jogo Cubra Doze favorecem o trabalho com os conteúdos da unidade temática da Probabilidade e Estatística? O trabalho utiliza como referencial a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, mais especificamente a noção de Praxeologia. Metodologicamente, o trabalho parte de uma abordagem qualitativa através da análise documental sobre o jogo. A análise praxeológica revelou que dos três tipos de tarefas mapeados, um deles permite trabalhar conceitos de probabilidade como acaso, aleatoriedade, espaço amostral e cálculo de probabilidade aplicados a tomada de decisões. Podemos concluir, que o jogo Cubra Doze tem potencialidade para trabalhar a temática Probabilidade e Estatística.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador Dr. José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPraxeologiapt_BR
dc.subjectProbabilidade e estatísticapt_BR
dc.subjectLaboratório de ensino de matématicapt_BR
dc.titlePraxeologias matemáticas e ludicidade no ensino de probabilidade e estatística: uma análise do jogo Cubra Dozept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciene Lopes do Nascimento.pdfPDF - Luciene Lopes do Nascimento832.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito464.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.