Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32054
Título: Prática pedagógica e leitura de literatura: contribuições no processo de alfabetização e letramento das crianças.
Autor(es): Carmo, Lucicleia Alves do.
Palavras-chave: Leitura de literatura
Prática pedagógica.
Alfabetização e letramento
Data do documento: 18-Jun-2024
Resumo: O presente estudo versa sobre o trabalho pedagógico com a leitura de literatura na sala de aula, e como esta contribui na formação das crianças em relação aos processos de alfabetização e letramento. As discussões apresentadas colaboram para a reflexão sobre a importância da literatura infantil enquanto recurso didático utilizado pelos(as) docentes, no intuito de desenvolver nas crianças não só a competência leitora, mas, os diversos aspectos ligados à aprendizagem cognitiva, intelectual, social e humana. Partiu-se da seguinte questão norteadora: Como se dá a prática pedagógica para o trabalho com a leitura de literatura no ciclo da alfabetização pensando no desenvolvimento de crianças leitoras? Traçou-se, como objetivo geral: investigar a prática pedagógica com a leitura de literatura e suas contribuições na formação leitora das crianças em processo de alfabetização e letramento. Nesse sentido, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: a) discutir sobre a prática pedagógica e a leitura de literatura; b) identificar como a leitura de literatura contribui na formação das crianças em relação à alfabetização e ao letramento; e c) refletir a prática pedagógica com a leitura de literatura em turmas de 1º e 2º ano, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos constituíram-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa em educação. Inicialmente caracterizou-se como descritiva, bem como, um trabalho de campo, e como instrumento de pesquisa realizou-se a entrevista com docentes, em duas escolas da rede pública de ensino do município de Serra de São Bento/RN, que teve como sujeitos três professoras das turmas do 1º e 2º ano. O embasamento teórico respaldou-se nos estudos de: Arroyo (2011), Franco (2016), e Freire (2021), que discutem sobre as práticas docentes. Amarilha (1997), Cademartori (2010), Cosson (2014), Yunes (2010), no propósito de compreender melhor a literatura infantil, trazendo a importância desse universo. Soares (2011), por sua vez, traz reflexões da literatura ao ser escolarizada. Já, Ferreiro (2011), Soares (2020), e Tfouni (2010), discorrem em relação ao processo de alfabetização e letramento. As descobertas obtidas neste trabalho têm implicações relevantes para o campo da educação, refletindo sobre o trabalho pedagógico com o recurso da literatura, enfatizando a sua relevância no processo de alfabetização e letramento das crianças. A partir disso, concluiu-se que, através de diferentes estratégias, o trabalho planejado poderá promover, de modo eficaz, o interesse e o desenvolvimento dos alunos e alunas diante dos contextos de aprendizagens. O espaço da biblioteca escolar também se faz como uma ponte no compartilhamento de diversas obras, mas, a ausência desse elemento nas escolas é sentida pelas informantes. Em suma, a literatura é um recurso pedagógico que poderá ser utilizado em sala de aula para trabalhar os conhecimentos de forma geral, levando-se em consideração o ser humano em sua forma integral.
Descrição: CARMO, Lucicleia Alves do. Prática pedagógica e leitura de literatura: contribuições no processo de alfabetização e letramento das crianças. 2024. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32054
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucicleia Alves do CarmoTCC - Lucicleia Alves do Carmo590.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.