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dc.contributor.authorAlves, Dayanne da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-03T23:45:14Z-
dc.date.available2024-07-03T23:45:14Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32072-
dc.descriptionALVES, Dayanne da Silva. Formação de professores e a educação sexual: relato de experiência sobre a prática pedagógica em estágio supervisionado. 2024. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência referente ao ambiente do ensino a partir da vivência na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia. Desse modo, teve-se como justificava a necessidade de refletir sobre as questões em torno da educação, sexualidade e gênero no campo escolar, especificamente no ensino fundamental, uma vez que, se faz necessário desmistificar os tabus em torno da sexualidade, pois alguns discursos podem levar a uma série de resultados negativos como discriminação, estigma e violência. As discussões teóricas foram fundamentadas e baseadas nos estudos de Lopes (1997; 2003), Bruns; Santos (2000), Saffioti (2015), entre outros autores. O percurso metodológico atendeu a análise documental em que foram feitas buscas no campo de pesquisa dos documentos oficiais, filtrando as palavras-chave gênero, sexualidade, educação sexual, educação em sexualidade, além direcionar a pesquisa descritiva no relato de experiência do Estágio Supervisionado, que possibilitou uma intervenção pedagógica sobre educação sexual para a turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Guarabira – PB. Como resultado foi possível encontrar evidência sobre o silenciamento da temática nos documentos oficiais, ou aparição de conteúdos biologizantes para tratar a educação sexual nas escolas. A partir da intervenção pedagógica no Estágio Supervisionado buscou-se, nas possibilidades educacionais, orientar as crianças contra possíveis situações de abuso e violência sexuais. Por isso a formação docente deve construir uma práxis pedagógica que relaciona teoria e prática, promovendo uma discussão efetiva sobre educação sexual para garantia da igualdade de gênero, respeito mútuo, autonomia e bem-estar emocional e social. Isso requer uma abordagem crítica e reflexiva sobre as questões em torno de temas como sexualidade e gênero.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Thayana Priscila Domingos da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleFormação de professores e a educação sexual: relato de experiência sobre a prática pedagógica em estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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