Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Ewerton Douglas dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T15:28:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T15:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32080 | - |
dc.description | NOBREGA, Ewerton Douglas dos Santos. Os desafios para combater a evasão e o abandono escolar: fatores, causas e consequências na educação de jovens e adultos a partir de Guarabira/PB. 2024. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação no Brasil ao longo do tempo atravessa desafios em sua prática de ensino. Nesse contexto, a evasão escolar é um dos fenômenos mais presentes na educação básica brasileira, isso compromete o acesso à educação e impede que muitos indivíduos concluam sua formação básica, impactando negativamente suas perspectivas. O objetivo Geral com esse estudo foi analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva dos programas adotados no Estado da Paraíba a partir de Guarabira/PB, durante o período da Pandemia de Covid-19 (2020 a 2023). Para tanto, os objetivos específicos foram: a) identificar o contexto que a EJA surgiu e se expandiu; b) estudar esta modalidade de ensino no contexto do público que não teve escolarização no momento oportuno; c) Entender sobre a evasão escolar e como ela tem sido presente na EJA e; d) refletir sobre as dificuldades e possíveis alternativas que contribuam no combate à evasão escolar, buscando melhorias para a modalidade de ensino da EJA, como uma atividade introduzida nos programas educacionais do Estado. Na metodologia, o estudo foi feito com base em levantamento bibliográfico através dos órgãos educacionais federais e estaduais. Adotamos a pesquisa qualiquantitativa (Minayo, 2001), com a aplicação de questionários com 22 estudantes e com a professora de Geografia da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho. A análise de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP de 2019 a 2023. Com o estudo, consideramos que a Pandemia de Covid-19 afetou muito o desenvolvimento das atividades de EJA em queda no número de matriculados e frequentadores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Belarmino Mariano Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Os desafios para combater a evasão e o abandono escolar: fatores, causas e consequências na educação de jovens e adultos a partir de Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ewerton Douglas dos Santos Nóbrega | TCC - Ewerton Douglas dos Santos Nóbrega | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 107.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.