Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Ewerton Douglas dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-04T15:28:59Z-
dc.date.available2024-07-04T15:28:59Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 371.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32080-
dc.descriptionNOBREGA, Ewerton Douglas dos Santos. Os desafios para combater a evasão e o abandono escolar: fatores, causas e consequências na educação de jovens e adultos a partir de Guarabira/PB. 2024. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Educação no Brasil ao longo do tempo atravessa desafios em sua prática de ensino. Nesse contexto, a evasão escolar é um dos fenômenos mais presentes na educação básica brasileira, isso compromete o acesso à educação e impede que muitos indivíduos concluam sua formação básica, impactando negativamente suas perspectivas. O objetivo Geral com esse estudo foi analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva dos programas adotados no Estado da Paraíba a partir de Guarabira/PB, durante o período da Pandemia de Covid-19 (2020 a 2023). Para tanto, os objetivos específicos foram: a) identificar o contexto que a EJA surgiu e se expandiu; b) estudar esta modalidade de ensino no contexto do público que não teve escolarização no momento oportuno; c) Entender sobre a evasão escolar e como ela tem sido presente na EJA e; d) refletir sobre as dificuldades e possíveis alternativas que contribuam no combate à evasão escolar, buscando melhorias para a modalidade de ensino da EJA, como uma atividade introduzida nos programas educacionais do Estado. Na metodologia, o estudo foi feito com base em levantamento bibliográfico através dos órgãos educacionais federais e estaduais. Adotamos a pesquisa qualiquantitativa (Minayo, 2001), com a aplicação de questionários com 22 estudantes e com a professora de Geografia da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho. A análise de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP de 2019 a 2023. Com o estudo, consideramos que a Pandemia de Covid-19 afetou muito o desenvolvimento das atividades de EJA em queda no número de matriculados e frequentadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Belarmino Mariano Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleOs desafios para combater a evasão e o abandono escolar: fatores, causas e consequências na educação de jovens e adultos a partir de Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ewerton Douglas dos Santos NóbregaTCC - Ewerton Douglas dos Santos Nóbrega1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito107.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.