Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32092
Título: Marketing sensorial orientado para a experiência do cliente: um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício
Autor(es): Santana, Isabele Almeida
Palavras-chave: Marketing Sensorial
Cinco sentidos
Experiência do cliente
Ponto de venda
Data do documento: 10-Jun-2024
Resumo: Diante de um mercado amplo e competitivo, experiências reais e cativantes vêm se tornando um grande atrativo para conquistar o consumidor atual, e por meio do marketing sensorial as empresas são capazes de enriquecer tais experiências com o estímulo dos cinco sentidos humanos. Sob essa ótica, este estudo busca analisar como o marketing sensorial de uma empresa do ramo alimentício influencia a experiência de seus clientes no ponto de venda. A pesquisa possui abordagem qualitativa e exploratória, tratando-se de um estudo de caso, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, elaboradas com base na fundamentação teórica deste trabalho, sendo a primeira feita com o CEO da empresa lócus de pesquisa, e a segunda, com 10 clientes que frequentam o estabelecimento, além da observação participante feita pela pesquisadora. A partir da análise dos resultados, realizada com a técnica de análise temática, conclui-se que, apesar de não explorarem efetivamente cada um dos cinco sentidos, as estratégias sensoriais da empresa lócus de pesquisa enriquecem a experiência de seus clientes, promovendo bem estar não somente através do sabor, mas através do visual, dos aromas, do som ambiente, da textura dos elementos que constituem o espaço, e toda a atmosfera construída no ponto de venda. Este estudo traz à tona novas percepções e sensações dos clientes a partir de experiências sensoriais, contribuindo também com a aprendizagem de futuros empreendedores que desejam ofertar boas experiências no ramo alimentício.
Descrição: SANTANA, Isabele Almeida. Marketing sensorial orientado para a experiência do cliente: um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba,Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32092
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isabele Almeida Santana..pdfTCC - Isabele Almeida Santana1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito936.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.