Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Maria Quitéria Serafim Guimarães-
dc.date.accessioned2024-07-04T19:10:59Z-
dc.date.available2024-07-04T19:10:59Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32097-
dc.descriptionMARQUES, Maria Quitéria Serafim Guimarães. A pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação 2024. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para diversos setores, especialmente para a educação, considerando que, com a necessidade de isolamento social, o ensino remoto emergencial se tornou a principal alternativa para dar continuidade às atividades educacionais. Este artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da pandemia na educação, os desafios e benefícios do Ensino Remoto de Emergência (ERE) e as perspectivas a serem consideradas na educação pós-pandêmica. Os objetivos específicos são: refletir sobre a evolução da situação pandêmica e alguns dos seus impactos na sociedade e na educação; discutir o papel das tecnologias na educação durante a pandemia, os benefícios e os desafios do ensino remoto de emergência; analisar as implicações do ensino remoto para o período pós-pandêmico. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica, tendo como principais pressupostos teóricos: Castells (2005), Mercado (1998), Souza (2020), dentre outros. O resultado demonstra que, embora a pandemia tenha imposto dificuldades, ela também catalisou mudanças necessárias e abriu caminho para que os sistemas educacionais compreendam a necessidade de dispor de novos processos de ensino e aprendizagem conectados com os recursos tecnológicos presentes na Sociedade da Informação. Políticas públicas bem elaboradas e investimentos estratégicos serão cruciais para transformar essas lições em práticas permanentes no pós-pandemia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA pandemia e o ensino remoto: impactos, desafios e perspectivas futuras para a educação.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Quitéria Serafim Guimarães MarquesTCC - Maria Quitéria Serafim Guimarães Marques468.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito364.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.