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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Thaís Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T21:26:27Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T21:26:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.153 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32105 | - |
dc.description | FARIAS, Thaís Souza. A avaliação da aprendizagem e sua pertinência pedagógica: potencialidades do uso de rubricas avaliativas. 2024, 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar potencialidades do uso de rubricas avaliativas para subsidiar a prática de avaliação realizada por professores. Para tanto, busca-se compreender o conceito de rubrica e a sua função no processo de avaliação da aprendizagem no que tange à descrição pedagógica das dimensões avaliadas em um dado objeto de avaliação. Busca-se, ainda, identificar os principais desafios e dificuldades para seu uso, considerando que, em um percurso avaliativo, sempre haverá diversas formas de desenvolver o processo, sendo a rubrica avaliativa uma alternativa. Teve como base a pesquisa bibliográfica decorrida durante o trabalho em textos publicados com a temática avaliação e rubrica com diversos autores como: Tavares, Depresbiteris (2009), Luckesi (2008, 2018), Hoffmann (2010), Brookhart (2024) entre outros. A pesquisa revelou uma escassez da temática rubrica no campo educacional no cenário brasileiro, evidenciando a relevância da temática frente à necessidade de desenvolvimento de processos avaliativos com maior pertinência pedagógica (cf. Merle, 2018). Os resultados sugerem que a utilização de rubricas avaliativas pode tornar a prática da avaliação mais objetiva em relação ao diagnóstico do aprendizado, o que pode contribuir para um planejamento pedagógico mais equitativo focado nas lacunas identificadas pela avaliação. Os dados evidenciam, ainda, que o campo educacional carece de estudos voltados à dimensão técnica da avaliação, a fim de subsidiar processos avaliativos voltados aos aspectos cognitivos, sem com isso, ignorar a importância dos aspectos não-cognitivos para o ensino, mas sim, procurando delimitar os limites e, ao mesmo tempo, a função da avaliação, qual seja, a de revelar uma realidade - o aprendizado, referente a um objeto – por exemplo, a leitura, e nesse quesito, as rubricas avaliativas podem contribuir para diagnósticos mais precisos. Evidencia-se, ainda, a necessidade de aprofundar estudos sobre os instrumentos avaliativos, seus critérios e o uso de rubricas avaliativas nesse contexto em prol de uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Valéria Aparecida de Souza Siqueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Rubrica avaliativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos avaliativos | pt_BR |
dc.subject | Processo avaliativo | pt_BR |
dc.title | A avaliação da aprendizagem e sua pertinência pedagógica: potencialidades do uso de rubricas avaliativas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Thaís Souza de Farias | TCC - Thaís Souza de Farias | 408.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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