Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Clovis Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:30:08Z-
dc.date.available2024-07-05T14:30:08Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32131-
dc.descriptionARAÚJO, C. S.Educação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médio. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a relação entre educação e emancipação, na perspectiva teórica de Theodor Adorno, bem como refletir sobre a aplicação dessas reflexões na docência de filosofia no ensino médio. Para tanto, inicialmente, será feita uma revisão bibliográfica sobre a concepção de educação e de emancipação na obra de Adorno, destacando a importância da educação para o desenvolvimento crítico do indivíduo e sua relação com a sociedade. Em seguida, será analisada a realidade da docência de filosofia no ensino médio, buscando identificar os desafios e possibilidades de aplicação dos conceitos de Adorno e dos outros autores que foram base para o desenvolvimento do presente trabalho. Abordaremos a respeito do método de ensino tradicional-expositivo em comparação à metodologia de ensino que incentiva o ato do filosofar no aluno do ensino médio. Por fim, serão apresentadas algumas propostas para a prática docente de filosofia com base nas reflexões teóricas do autor alemão e dos demais autores, visando contribuir para a formação de indivíduos críticos e emancipados no contexto escolarpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Carlos Antonio de Souza.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEducação e emancipação em Theodor Adorno: uma reflexão relacionada ao ensino de filosofia no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO E ENTREGA.pdfTermo de depósito177.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Clovis Silva Araújo.pdfPDF - Clovis Silva Araújo691.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.