Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Amanda Silva-
dc.date.accessioned2024-07-12T15:56:43Z-
dc.date.available2024-07-12T15:56:43Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD 370.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32304-
dc.descriptionPEREIRA, Amanda Silva. Pré-cálculo no Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB/PATOS: Experências do Estágio Curricular supervisionado no curso de nivelamento. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou as dificuldades de aprendizagem em Cálculo Integral e Diferencial I entre alunos do curso de Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Patos. Utilizando uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, foram analisadas as lacunas na formação matemática básica dos alunos, bem como as estratégias de nivelamento implementadas para mitigar essas deficiências. A pesquisa identificou que a falta de uma base matemática sólida, proveniente de uma Educação Básica fragilizada, é um dos principais fatores que contribuem para as altas taxas de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo I. Com base nos resultados obtidos, foi proposta a implementação de um Curso de Nivelamento em Matemática para preencher essas lacunas e integrar os alunos ao ambiente acadêmico do Ensino Superior. Os resultados indicaram que o Curso de Nivelamento foi eficaz na melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos fundamentais e na promoção do engajamento dos alunos. Estratégias como a utilização de recursos tecnológicos, a contextualização dos conteúdos com aplicações práticas em Engenharia Civil e a emissão de certificados de participação foram fundamentais para o sucesso das oficinas de nivelamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectNivelamento em Matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectAprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.titlePré-cálculo no bacharelado em engenharia civil do ifpb/patos: experiências do estágio curricular supervisionado no curso de nivelamentopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de Depósito97.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC-AMANDA SILVA PEREIRA-202040332.pdfTCC - Amanda Silva Pereira432.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.