Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32316
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Vitória Thasleny Aguiar dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-13T20:45:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-13T20:45:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 911 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32316 | - |
dc.description | SANTOS, Vitoria Thasleny Aguiar dos. A geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professor. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com esta pesquisa objetivamos refletir qual o lugar da construção dos processos de ensino e aprendizagem sobre inclusão para os professores em formação inicial de Geografia, da UEPB, Campus III, CH. Buscando entender também o que a UEPB/CH, está fazendo para aumentar as discussões acerca de um ensino geográfico inclusivo e sua influência na construção do saber/fazer dos futuros professores de Geografia. Sendo assim, esta pesquisa teve como base um caráter exploratório e explicativo, utilizando de uma abordagem qualitativa, como também do materialismo histórico dialético, que auxiliou a análise de contradições entre o potencial exercido pela inclusão e as limitações que existem para a implementação de uma Geografia da Inclusão na formação docente. Visto que a Educação Inclusiva ainda é pouco discutida no Brasil, mas se faz urgente o aumento de diálogos e ações pedagógicas que sejam capazes de transformar o ambiente escolar em um lugar baseado no acolhimento de todos os alunos. Afinal de contas, aceitar o outro como ele é, não é apenas um ato de bondade, mas é o nosso dever, sobretudo no ambiente escolar, pois o papel do professor é ser mediador de processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a Universidade tem o papel fundamental na oferta de oportunidades para que os graduandos reflitam acerca de uma Geografia da Inclusão. Todavia, os graduandos em formação inicial em Geografia na UEPB/CH, ainda se sentem inseguros em trabalhar com uma ciência geográfica inclusiva, mas ressaltam a importância da ampliação de diálogos acerca de uma Geografia da Inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ramon Santos Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia da Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Sala de Aula | pt_BR |
dc.title | A geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professor | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitoria Thasleny Aguiar dos Santos | TCC - Vitoria Thasleny Aguiar dos Santos | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 157.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.