Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Vitória Thasleny Aguiar dos-
dc.date.accessioned2024-07-13T20:45:34Z-
dc.date.available2024-07-13T20:45:34Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.otherCDD 911-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32316-
dc.descriptionSANTOS, Vitoria Thasleny Aguiar dos. A geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professor. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom esta pesquisa objetivamos refletir qual o lugar da construção dos processos de ensino e aprendizagem sobre inclusão para os professores em formação inicial de Geografia, da UEPB, Campus III, CH. Buscando entender também o que a UEPB/CH, está fazendo para aumentar as discussões acerca de um ensino geográfico inclusivo e sua influência na construção do saber/fazer dos futuros professores de Geografia. Sendo assim, esta pesquisa teve como base um caráter exploratório e explicativo, utilizando de uma abordagem qualitativa, como também do materialismo histórico dialético, que auxiliou a análise de contradições entre o potencial exercido pela inclusão e as limitações que existem para a implementação de uma Geografia da Inclusão na formação docente. Visto que a Educação Inclusiva ainda é pouco discutida no Brasil, mas se faz urgente o aumento de diálogos e ações pedagógicas que sejam capazes de transformar o ambiente escolar em um lugar baseado no acolhimento de todos os alunos. Afinal de contas, aceitar o outro como ele é, não é apenas um ato de bondade, mas é o nosso dever, sobretudo no ambiente escolar, pois o papel do professor é ser mediador de processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a Universidade tem o papel fundamental na oferta de oportunidades para que os graduandos reflitam acerca de uma Geografia da Inclusão. Todavia, os graduandos em formação inicial em Geografia na UEPB/CH, ainda se sentem inseguros em trabalhar com uma ciência geográfica inclusiva, mas ressaltam a importância da ampliação de diálogos acerca de uma Geografia da Inclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ramon Santos Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografia da Inclusãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.titleA geografia da inclusão na formação inicial: a importância de um ensino geográfico inclusivo na construção do saber/fazer do professorpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitoria Thasleny Aguiar dos SantosTCC - Vitoria Thasleny Aguiar dos Santos1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito157.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.