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dc.contributor.authorGaldino, Aline Conceição-
dc.date.accessioned2024-07-16T17:41:26Z-
dc.date.available2024-07-16T17:41:26Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32354-
dc.descriptionGALDINO, Aline. Inclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPB. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2023pt_BR
dc.description.abstractNo ambiente escolar, há diversidade de culturas, conhecimentos e pontos de vista pessoais que são compartilhados e, na educação inclusiva, espera-se que as escolas ofereçam suporte para atender alunos que precisam de assistência especial. No entanto, muitos ambientes escolares ainda são limitados em questões de inclusão, o que faz com que alguns estudantes se sintam restringidos a ingressar em cursos ou até mesmo consigam concluir o ensino básico. Diante desse contexto, torna-se evidente a necessidade de profissionais especializados e de escolas inclusivas que facilitem os processos de inclusão e mostrem os caminhos adequados a serem seguidos, para que os estudantes ingressem no ambiente educacional com a busca de conhecimento e conscientização de seus direitos. É importante destacar que as escolas públicas são as que mais sofrem na busca de meios que incluem pessoas que necessitam de um ensino especial. No entanto, essas escolas ainda carecem de melhorias para o ensino inclusivo, seja para alunos com necessidades visuais, auditivas, físicas, entre outras. Além disso, é necessário tornar os ambientes educacionais ainda mais acessíveis em um sentido geral. A pesquisa realizada é baseada em trabalhos acadêmicos encontrados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que analisam as dificuldades que surgem no processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva e que refletem sobre o que o sistema educacional e sua metodologia de ensino têm feito em relação ao ensino acessível para todos. Para ampliar o conhecimento sobre a inclusão no ensino de Física e sua transformação no processo de ensino e aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na área de ensino, que contemplou alunos do curso de Licenciatura em Física dos campi de Campina Grande e Patos. Essa pesquisa buscou compreender o que os alunos compreendem sobre a inclusão no ensino de Física, quais sugestões têm a oferecer e como isso pode contribuir para melhorar o ensino inclusivo na área. Além de contribuir com o aumento de trabalhos acadêmicos na área da Educação Inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensino de físicapt_BR
dc.subjectensino inclusivopt_BR
dc.subjectfísicapt_BR
dc.titleInclusão no ensino de física: um levantamento de produção de trabalhos relacionados a inclusão na UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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