Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32355
Título: O comércio de longa distância no mundo antigo: um estudo sobre as rotas comerciais no mundo antigo
Autor(es): Dantas, Matheus Sobral Reis
Palavras-chave: Roma
Han
Índia
Aksum
Comércio
Data do documento: 19-Jun-2024
Resumo: Neste trabalho buscamos mostrar a existência de redes comerciais de longa distância dentre de um recorte temporal, especificamente entre os séculos I ao III d.C. Buscamos também elucidar questões a respeito do papel do comerciante de longa distância, como diplomata dentro das sociedades no mundo antigo, escolhemos um recorte geográfico que engloba uma considerável parte, da extensa malha urbana que tinham as diferentes sociedades da Afro-Eurásia. Buscamos usar uma bibliografia contemporânea ao recorte temporal, e centrada no recorte geográfico. Evidenciamos que, apesar do distanciado momento histórico em relação a indústria e aos transportes modernos, a complexidade e o volume comercial alcançavam um distinto peso social dentro de diversas sociedades. Diante disso, nosso estudo buscou demonstrar o peso do comercio de longa distância no mundo antigo, e incorremos que nossa temática ainda tem grande peso na compreensão do mundo moderno permeado por cadeias de valor globais.
Descrição: DANTAS, Matheus Sobral Reis. O comércio de longa distância no mundo antigo: um estudo sobre as rotas comerciais no mundo antigo. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32355
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Sobral Reis DantasTCC - Matheus Sobral Reis Dantas622.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito93.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.